Redação A12

O que difere um padre religioso de um diocesano?

O Voto de Pobreza é a principal distinção entre eles. Saiba mais.

Escrito por Redação A12

05 NOV 2019 - 13H39 (Atualizada em 24 NOV 2021 - 08H28)

Felipe Guimarães/A12


O Missionário Redentorista Padre Camilo Júnior explica a diferença entre o que é ser um padre diocesano e o que é ser um padre religioso. Para ele, é
 através do ministro ordenado que Jesus continua agindo em sua ação salvadora, principalmente nas celebrações dos sacramentos. O sacerdócio é Dom de Cristo para a vida da Igreja.
 

Na Igreja existe a riqueza da vida religiosa consagrada, a vida em comunidade, vivida na prática por diversas ordens e congregações religiosas, como os franciscanos, salesianos, dehonianos, redentoristas, etc.

Mas existem também os padres diocesanos, aqueles que têm uma vida pastoral, um sacerdócio, cuidam principalmente de paróquias, mas não precisam morar em um mosteiro ou com outros padres. O padre diocesano professa apenas a promessa de obediência ao bispo e ao celibato; já o religioso faz votos de pobreza, castidade e está unido a sua comunidade por esses votos. Ele deve obediência ao seu superior geral/provincial. 

Veja mais detalhes no vídeo.

.:: Dúvidas sobre a Igreja Católica, fé ou espiritualidade. Acesse aqui

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...