O Santuário Nacional de Aparecida recebe fiéis que vem em peregrinação o ano todo, mas neste período em que nos aproximamos da Festa da Padroeira, o número de peregrinos aumenta ainda mais.
O missionário redentorista Padre Luiz Camilo Júnior nos ajuda a compreender, em seis tópicos, o sentido de peregrinar.
Veja detalhes no vídeo e no texto abaixo:
Leia MaisDúvidas religiosas: quem não tem?1. Há uma canção que diz: “É caminhando que se faz o caminho”. Na vida do povo de Deus, o colocar-se a caminho sempre esteve presente como sinal de um Deus que nos estende a mão, nos mostra a direção e nos convida a caminhar com Ele, sempre em busca da libertação da vida.
2. Jesus, ao completar 12 anos, fez sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém com Maria e José. A peregrinação era, para o povo judeu, a memória da aliança com Deus: “Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Por isso, toda peregrinação é renovação do compromisso com os valores da nossa fé.
3. No Evangelho, Jesus se apresenta como ‘O caminho’. Caminhar com Ele e caminhar Nele nos fará alcançar a vida, e vida em plenitude. Por isso, como cristãos, somos povo a caminho e caminhamos para a Casa do Pai. Sabemos que, nesta terra, estamos como peregrinos em busca de nossa morada definitiva no coração de Deus. Jesus é o Caminho que nos leva para o Pai.
4. Está muito presente em nossa vida e são também um grande testemunho de fé, as peregrinações que fazemos a lugares sagrados, e essas peregrinações fortalecem nossa espiritualidade e nos renovam na esperança. Como peregrinos, somos convidados a testemunhar que Cristo caminha conosco, e no peregrinar revelamos a força do Seu amor que no move.
5. Porém, o peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas é, acima de tudo, um peregrinar no próprio interior. É uma grande viagem que fazemos ao nosso coração, que nos possibilita ter um maior conhecimento de nós mesmos e também redescobrir o significado da fé em nossa história de vida.
6. Assim, entendemos que a importância do peregrinar está na dimensão da renovação espiritual e também em aprender a dar valor às coisas que realmente são importantes na vida. Toda peregrinação nos leva para um mergulho em nosso coração, onde encontramos o Deus que nos habita e que revela o verdadeiro valor da vida.
Peregrinamos por causa da fé e peregrinamos para alimentar nossa fé. Por isso, toda peregrinação tem por objetivo nos levar a dar mais valor às coisas de Deus e a permitir que Deus volte a estar no centro de nossa vida.
O legado de Frei Joel Postma, referência da música Litúrgica no Brasil
Frei Joel Postma, referência na música litúrgica no Brasil, faleceu em Belo Horizonte. Ele foi assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB por 13 anos e criou o CELMU e o ODC.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...