O Santuário Nacional de Aparecida recebe fiéis que vem em peregrinação o ano todo, mas neste período em que nos aproximamos da Festa da Padroeira, o número de peregrinos aumenta ainda mais.
O missionário redentorista Padre Luiz Camilo Júnior nos ajuda a compreender, em seis tópicos, o sentido de peregrinar.
Veja detalhes no vídeo e no texto abaixo:
Leia MaisDúvidas religiosas: quem não tem?1. Há uma canção que diz: “É caminhando que se faz o caminho”. Na vida do povo de Deus, o colocar-se a caminho sempre esteve presente como sinal de um Deus que nos estende a mão, nos mostra a direção e nos convida a caminhar com Ele, sempre em busca da libertação da vida.
2. Jesus, ao completar 12 anos, fez sua primeira peregrinação ao Templo de Jerusalém com Maria e José. A peregrinação era, para o povo judeu, a memória da aliança com Deus: “Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Por isso, toda peregrinação é renovação do compromisso com os valores da nossa fé.
3. No Evangelho, Jesus se apresenta como ‘O caminho’. Caminhar com Ele e caminhar Nele nos fará alcançar a vida, e vida em plenitude. Por isso, como cristãos, somos povo a caminho e caminhamos para a Casa do Pai. Sabemos que, nesta terra, estamos como peregrinos em busca de nossa morada definitiva no coração de Deus. Jesus é o Caminho que nos leva para o Pai.
4. Está muito presente em nossa vida e são também um grande testemunho de fé, as peregrinações que fazemos a lugares sagrados, e essas peregrinações fortalecem nossa espiritualidade e nos renovam na esperança. Como peregrinos, somos convidados a testemunhar que Cristo caminha conosco, e no peregrinar revelamos a força do Seu amor que no move.
5. Porém, o peregrinar não é apenas percorrer um caminho geográfico, mas é, acima de tudo, um peregrinar no próprio interior. É uma grande viagem que fazemos ao nosso coração, que nos possibilita ter um maior conhecimento de nós mesmos e também redescobrir o significado da fé em nossa história de vida.
6. Assim, entendemos que a importância do peregrinar está na dimensão da renovação espiritual e também em aprender a dar valor às coisas que realmente são importantes na vida. Toda peregrinação nos leva para um mergulho em nosso coração, onde encontramos o Deus que nos habita e que revela o verdadeiro valor da vida.
Peregrinamos por causa da fé e peregrinamos para alimentar nossa fé. Por isso, toda peregrinação tem por objetivo nos levar a dar mais valor às coisas de Deus e a permitir que Deus volte a estar no centro de nossa vida.
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...