Redação A12

Qual o significado das cores usadas na liturgia?

Escrito por Redação A12

26 NOV 2021 - 08H00 (Atualizada em 13 MAR 2024 - 09H24)

Vatican Media

Leia MaisA Quaresma nos convida a tirar a máscara da perfeiçãoVocê sabe como ajudar as almas do purgatório a chegar ao céu na Quaresma?A Liturgia da Igreja Católica é diversa e rica em símbolos, algo claramente notado nos paramentos sagrados, em que a cor varia de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem Maria ou dos Santos.

“A diferença das cores nas vestes sagradas tem a finalidade de expressar, bem como no uso externo, a característica particular dos mistérios da fé que vão ser celebrados e o sentido da vida cristã no longo caminho em curso do ano litúrgico” (Instrução-Geral do Missal Romano — IGMR 307).

Normalmente, durante este tempo, são utilizadas quatro colorações das vestes: branca, vermelha, verde e roxa. Além destas, mais quatro cores são usadas, mas em situações especiais: dourado, rosa, azul e preto.

Qual o significado de cada cor?

Thiago Leon
Thiago Leon

Branco

É a cor predominante da Ressurreição, a mais tradicional, pois lembra a cor das vestes de Cristo transfigurado, dos anjos em suas aparições, dos resgatados pelo sangue do Cordeiro, simbolizando a vitória, a paz e a alegria.

É usado na Quinta-feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, em todo o Tempo Pascal, no Natal, no Tempo do Natal, nas festas dos santos (quando não mártires) e nas Solenidades e festas do Senhor (exceto da Paixão), nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.

Thiago Leon
Thiago Leon

Vermelho

Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio; a cor do fogo do Espírito Santo e do sangue dos mártires.

É usado no Domingo de Ramos e da Paixão, na Sexta-feira Santa, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, dos Santos mártires e dos Evangelistas.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12

Verde

Simboliza a esperança que todo cristão deve professar.

É a cor do Tempo Comum (quando no Tempo Comum se celebra uma festa do Senhor ou dos santos, usa-se a cor correspondente).

Thiago Leon
Thiago Leon

Roxo

Simboliza a penitência e também a dor. Usa-se no Tempo do Advento e da Quaresma.

Seu uso também se estende aos ofícios e às missas pelos mortos. Nota-se certa tendência para se usar outros tons de violeta no Tempo do Advento, com o intuito de haver uma distinção do Tempo da Quaresma.

O Advento é tempo de feliz expectativa e de esperança, num viver sóbrio, e não de penitência, como a Quaresma. Mas não há nenhuma regra específica.

Cores opcionais

Dentro da liturgia, outros tons podem ser utilizados nas celebrações. O rosa é raramente utilizado, e simboliza uma breve “pausa” na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento. Pode-se usar no terceiro Domingo do Advento, chamado “Gaudete”, e no quarto Domingo da Quaresma, chamado “Laetare”.

Portal A12
Portal A12


A
cor preta é símbolo de luto. Pode ser usada nas missas pelos mortos, corpo presente e Finados. Não foi abolido, embora tenha sido fortemente deixado de lado.

Em algumas datas, é utilizada a cor dourada, considerada a cor das Solenidades e grandes festas litúrgicas, tais como a Páscoa, o Natal e as ordenações. Nessas ocasiões, o sacerdote pode usar essa cor no lugar do branco, do vermelho ou do verde.

Em alguns países é permitido utilizar o azul nas celebrações em honra de Nossa Senhora. Simboliza a santidade e a divindade. Essa cor não é autorizada para o uso comum.


Neste vídeo, Padre Camilo explica sobre o que cada cor significa

.:: Veja também 

.:: Qual a forma correta de fazer o Sinal da Cruz?



Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...