Dentre as diversas partes do Missal Romano encontramos o “Próprio dos Santos”.
Leia MaisDioceses brasileiras utilizam novo Missal Romano há 1 mêsO que tem de novidade na 3ª edição do Missal Romano?Quais as diferenças entre Missal Romano e Evangeliário?Conheça!
1. São José de Anchieta (celebrado em 09/06)
São José de Anchieta, conhecido como "Apóstolo do Brasil", nasceu no ano de 1534 na Espanha. Foi um dos principais evangelizadores jesuítas e fundamental como promotor da paz entre os portugueses e os indígenas.
Ele chegou ao Brasil em 1553 e teve um papel importantíssimo no período de colonização, aprendeu línguas nativas, escreveu gramáticas e dicionários em tupi, possuía muito respeito pela cultura indígena. Foi canonizado em 2014, pelo Papa Francisco.
2. Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (celebrada em 09/07)
Seu nome de batismo era Amábile Lúcia Visintainer, nasceu na Itália, em 1865, porém aos 10 anos imigrou com sua família para o Brasil. Quando ingressou no convento das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, passou a se chamar Irmã Paulina.
Ela é conhecida por ter tido uma vida de fé, dedicada aos mais pobres e à população imigrante. Tornou-se a primeira Santa brasileira canonizada pela Igreja Católica, no ano de 2002, durante o pontificado do Papa João Paulo II.
3. Santa Dulce Lopes Pontes (celebrada em 13/08)
Seu nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nasceu em Salvador, na Bahia, em 1914. Ainda jovem entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde assumiu o nome de Irmã Dulce.
Irmã Dulce, conhecida como "O Anjo Bom da Bahia", dedicou sua vida aos doentes e mais pobres. Fundou em Salvador o Hospital Santo Antônio em Salvador, instituições de caridade, creches e escolas. Em 2019, ela foi canonizada pelo Papa Francisco e se tornou a primeira santa nascida no Brasil.
4. Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires (celebrados em 03/10)
Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, junto a leigos como Mateus Moreira, foram cruelmente assassinados por soldados holandeses enquanto celebravam a Missa em Cunhaú, no Estado do Rio Grande do Norte.
Os mortos de Cunhaú e Uruaçu foram reconhecidos como mártires por meio de um decreto assinado em 1998 pelo Papa João II. Na época, havia conflitos entre os colonizadores holandeses, portugueses e nativos, o que ocasionou em perseguição aos católicos. Os Santos foram canonizados pelo Papa Francisco durante a sua visita ao Brasil, no ano de 2017.
5. Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (celebrado em 25/10)
Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, conhecido como Frei Galvão, nasceu em Guaratinguetá (SP), no ano de 1739. Ingressou aos 21 anos na Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Seu nome de batismo era Antônio Galvão, a partir dos seus primeiros votos religiosos, passou a se chamar Frei Antônio de Sant'Ana Galvão.
É conhecido por suas obras espirituais, por uma vida de fé e serviço aos pobres, às viúvas e órfãos. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 2007 e tornou- se o primeiro santo brasileiro.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.