Santo Padre

12 catequeses da Audiência Geral do Papa para rever!

Francisco nos ensinou em ciclo de catequeses nas quartas-feiras sobre "o Espírito e a Esposa"

Escrito por Redação A12

23 DEZ 2024 - 11H50 (Atualizada em 23 DEZ 2024 - 12H14)

Vatican Media

Em 2024, o Papa Francisco nos presenteou com um ciclo de catequeses durante as Audiências Gerais das quartas-feiras, que edificaram nossa fé e compromisso com o Espírito Santo.

Relembre algumas catequeses e compartilhe para quem precisa reforçar o relacionamento de fé com o Espírito:

“O Espírito e a Esposa: O Espírito Santo guia o povo de Deus ao encontro de Jesus, nossa esperança”

No primeiro dia do novo ciclo de catequeses, o Santo Padre afirmou a intenção de ensinar as três grandes etapas da história da Salvação: o Antigo Testamento, o Novo Testamento e o tempo da Igreja, prometendo não fazer uma “arqueologia bíblica”, mas sim descobrir o que é considerado promessa no Antigo Testamento que foi plenamente realizado em Cristo.

“Vocês rezam com os salmos algumas vezes?”

Em uma das catequeses, o Papa Francisco recordou que a Igreja vive o Ano da Oração em preparação ao Jubileu de 2025, aconselhando a meditação do Livro dos Salmos.

“Homilias devem ser curtas”

O Papa orientou: “A homilia deve ser curta: uma imagem, um pensamento e um sentimento. A homilia não deve durar mais de oito minutos, porque depois desse tempo, a atenção se perde e as pessoas dormem, e têm razão. Uma homilia deve ser assim. Digo isso aos sacerdotes que falam muito e não se entende do que estão falando. Uma homilia curta: um pensamento, um sentimento e uma ação, como fazer. Não mais que oito minutos. Porque a homilia deve ajudar a transferir a Palavra de Deus do livro para a vida.”

"É preciso responder ao amor redentor de Cristo"

Na Audiência Geral realizada no dia 5 de junho, o Papa Francisco anunciou que está preparando um documento sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a “Dilexit nos”, publicada em outubro deste ano. O pontífice destacou a importância deste tema em um mundo “que parece ter perdido o coração”.

"Espalhemos o perfume de Deus, e não o 'mau cheiro' do pecado"

O Papa Francisco seguiu com o ciclo de catequeses com o tema “Espírito Santo no Batismo de Jesus”, com a meditação sobre como o Espírito desceu em forma de pomba quando Jesus foi batizado por João, e dali se espalhou pelo Seu Corpo, a Igreja. Foi um evento tão importante na vida de Cristo, explica o Santo Padre, que todos os evangelistas falaram sobre ele, pois Deus Pai ungiu Jesus com o Seu Espírito e consagrou Jesus como Rei, Profeta e Sacerdote. “Toda a Trindade se reuniu naquele momento nas margens do Jordão!”, comentou Francisco.

Papa ensina sobre o Espírito Santo e a Virgem Maria

Com o tema “Espírito Santo na Encarnação do Verbo”, o Pontífice dedicou sua reflexão à Maria, esposa do Espírito e figura da Igreja, que do Espírito recebe a força para anunciar a Palavra de Deus após tê-la acolhido.

Nathália Oliveira/A12
Nathália Oliveira/A12


"Se você for tolo e disser ao diabo ‘Como você está?’, ele o destruirá"

Santo Padre fundamentou sua catequese no Evangelho de São Lucas, quando Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto e lá foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. No deserto, Jesus obedece a uma inspiração do Espírito Santo, liberta-se de Satanás e, em seguida, regressa à Galileia ungido pelo poder do Espírito Santo, onde passou a realizar curas e libertação de pessoas possuídas.

“O Espírito Santo é um “nós”, assim como somos em nossa família”

Desta vez destacando o sacramento do matrimônio dentro do contexto do Espírito Santo, o Santo Padre afirmou que "o casal humano é a primeira e mais elementar manifestação da comunhão de amor que é a Trindade". Francisco alertou para as consequências dos casamentos frágeis, enfatizando que "são os filhos que mais sofrem com a separação ou falta de amor dos pais".

"Não faça da Crisma o sacramento de despedida da Igreja"

O Papa deu continuidade ao ensino sobre a presença e ação do Espírito Santo na vida da Igreja, com um destaque especial para o poder transformador dos Sacramentos, aos fiéis da Praça São Pedro. O Santo Padre ensinou que o Espírito Santo age de forma particular por meio da Crisma, que ele definiu como o “Pentecostes pessoal” de cada cristão. "Se pelo Batismo nascemos, pela Crisma crescemos".

"Rezar com o coração e não com os lábios"

Francisco aprofundou a importância do Espírito Santo na oração cristã, convidando os fiéis na Praça São Pedro a rezarem de coração aberto, para invocá-lo como aquele que intercede e nos une a Deus. Segundo o Pontífice, o Espírito Santo não apenas nos ajuda a orar, mas também é o motivo pelo qual rezamos, sendo ao mesmo tempo “sujeito e objeto” da oração. Ele é “Aquele que reza em nós e Aquele que é recebido pela oração.”

Papa anuncia data da canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati

Uma notícia cheia de emoção para os jovens do mundo inteiro também aconteceu em uma quarta-feira, 20 de novembro, que Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati serão canonizados no próximo ano, durante o Jubileu de 2025. As datas já estão definidas: Acutis será declarado santo no Jubileu das Crianças e dos Adolescentes, de 25 a 27 de abril, enquanto Frassati será canonizado no Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto.

"O Evangelho é boa notícia, não se comunica com cara fechada"

Na Audiência Geral do dia 27 de novembro, o Papa destacou a alegria como fruto essencial do Espírito Santo. Ele iniciou sua catequese refletindo sobre a passagem da Epístola aos Gálatas em que São Paulo menciona os frutos do Espírito: “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” .

:: Acompanhe a página que acompanha o dia a dia do Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...