O Papa Francisco, durante sua mensagem no Angelus deste domingo (19), ressaltou a importância de superar o medo que paralisa e de confiar plenamente em Deus.
Referindo-se à Parábola dos Talentos (cf. Mateus 25, 14-30), o Santo Padre destacou a diferença entre o temor que bloqueia e a confiança que liberta. Perante milhares de fiéis na Praça São Pedro neste 33º Domingo do Tempo Comum, o Papa enfatizou duas posturas distintas diante de Deus, inspirando-se na passagem do Evangelho.
Segundo o texto bíblico, os talentos distribuídos por um senhor aos seus servos eram bens concedidos de acordo com as capacidades individuais de cada um. Na volta do senhor, dois servos dobraram seus talentos, sendo elogiados, enquanto o terceiro, movido pelo medo, enterrou seu talento, recebendo reprovação.
O Papa explicou que a abordagem movida pelo medo é aquela que não confia na bondade de Deus, bloqueando-se diante da missão recebida. Em contraste, os outros dois servos confiaram no seu senhor, investiram seus talentos com coragem e criatividade, gerando mais riqueza.
Francisco destacou a importância da confiança em Deus, enfatizando que essa atitude liberta, enquanto o medo paralisa. Ele convocou todos a refletirem sobre a confiança depositada por Deus em cada um e a capacidade de confiar, mesmo diante da incerteza.
"Não esqueçamos isso: a confiança liberta, sempre, o medo paralisa. Recordemos: o medo paralisa, a confiança liberta. E isto também se aplica à educação dos filhos. E perguntemo-nos: acredito que Deus é Pai e me confia dons porque confia em mim? E eu, confio n'Ele a ponto de me lançar sem desanimar, mesmo quando os resultados não são certos nem óbvios? Sei dizer a cada dia na oração: ‘Senhor, eu confio em Ti, dá-me forças para seguir em frente: confio em Ti, nas coisas que me deste. Deixe-me saber como, como levá-las em frente...'. Por fim, também como Igreja: cultivamos em nossos ambientes um clima de confiança e de estima recíproca, que nos ajuda a seguir em frente juntos, que desbloqueia as pessoas e estimula a criatividade do amor em todos? Pensemos nisso!"
O Papa concluiu sua reflexão pedindo a intercessão da Virgem Maria para que todos possam superar o medo e confiar plenamente em Deus, reforçando que o temor é diferente do medo, e que a confiança no Senhor é essencial.
Reveja o discurso do Papa:
:: Acesse e confira a biografia do Santo Padre, o Papa Francisco.
Fonte: Vatican News
É possível viver em um mundo sem guerras?
Como promover a paz em tempos tão difíceis e conflituosos?
Amor ao próximo: dicas para transformar a convivência com os vizinhos
Conviver com os vizinhos é uma oportunidade de viver o Evangelho, praticando amor, paciência, perdão e solidariedade diariamente.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.