Leia MaisPapa demonstra preocupação com Bispo preso na Nicarágua Exclusivo: Preocupado com indígenas, Papa nomeará Cardeal para AmazôniaO Colégio Cardinalício se reuniu com o Papa Francisco na última segunda-feira (29) e também nesta terça-feira (30), no Vaticano, a portas fechadas.
Esse é o maior encontro dos Cardeais com o Pontífice desde que Francisco assumiu a cadeira de Pedro.
Os Cardeais já estariam no Vaticano para participarem do Consistório, que aconteceu no último sábado (27), mas foram convocados para esse encontro durante a última semana.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, os Cardeais se reuniram com Francisco para debaterem a “Praedicate Evangelium”, a Nova Constituição Apostólica da Igreja, que foi implementada em junho.
Na missa que reuniu os 20 novos Cardeais e o restante do Colégio Cardinalício na Basílica de São Pedro no final da tarde desta terça, Francisco refletiu sobre a importância de uma dupla admiração.
O Papa conduziu a homilia especialmente aos 20 novos Cardeais criados no oitavo Consistório do seu pontificado, entre os quais o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. E, também, aos quatro países pela primeira vez representados - Mongólia, Paraguai, Cingapura e Timor Leste - ao concluir e orar.
"A Palavra de Deus hoje desperta em nós admiração de estar na Igreja, de ser Igreja! E é isso que torna atraente a comunidade dos crentes, primeiro para si e depois para todos: o duplo mistério de ser abençoado em Cristo e ir com Cristo ao mundo”, falou.
E completou:
“Essa admiração não diminui em nós com o passar dos anos, nem diminui com o crescimento das nossas responsabilidades na Igreja. Graças a Deus não. Fortalece-se, torna-se mais profunda. Estou certo de que é assim também para vocês, queridos Irmãos, que entram a fazer parte do Colégio Cardinalício", disse o Papa.
Aconteceu no último sábado (27), quando o Papa empossou 20 novos Cardeais, entre eles 16 com idade para votar em um possível conclave.
Anunciado pelo Papa Francisco como novo Cardeal da Igreja Católica em maio deste ano, Dom Leonardo Steiner é o primeiro Cardeal da Amazônia brasileira.
Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como Arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Até então, Steiner atuava como chefe da igreja local e atuava como Bispo auxiliar de Brasília.
Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Paulo Cezar Costa foi alçado ao cargo de Cardeal na mesma data de Leonardo Steiner. Antes disso, foi Arcebispo de Brasília entre dezembro de 2020 até maio deste ano.
Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Dom Paulo Cezar Costa atuou como Diretor Administrativo.
Em 2016, foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Posteriormente, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, em 2020, onde continua até hoje.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.