Leia MaisOração pelos cristãos leigos e leigas A Igreja Católica celebra em agosto o mês das vocações, lembrando em cada semana do mês uma vocação.
Na primeira semana, a vocação sacerdotal, na segunda, a vocação familiar, na terceira, a vocação religiosa e na quarta, a vocação leiga.
A palavra vocação vem do latim “vocare”, que significa chamado. Com isso, “seguir sua vocação” é seguir seu chamado.
Papa Francisco falou em uma de suas mensagens para o Dia Mundial da Oração pelas Vocações, que todos nós temos uma missão, todos devemos seguir esse chamado, incluindo ele.
“Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”, disse o Santo Padre ao lembrar que a vida nos traz uma missão, confiada a nós por Jesus.
Desse modo, para aprofundar a reflexão sobre o papel da vocação em nossas vidas, reunimos a seguir alguns dos momentos nos quais o Papa tratou do tema nos últimos anos. São frases, trechos de homilia e mensagens que nos levam a refletir sobre nosso papel no mundo.
Durante os preparativos para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações em 2020, o Papa fez uma analogia com a matemática. Segundo ele, não podemos encarar nossos projetos de vida e nossas realizações pessoais como um cálculo matemático. Pelo contrário, ele nos indica que a resposta vem do Alto, como nos diz na seguinte mensagem.
“O Senhor que nos indica a margem para onde ir e, ainda antes disso, dá-nos a coragem de subir para o barco” no qual nos acompanha para “mostrar a direção, impedir de encalhar nas rochas da indecisão e tornar-nos capazes até de caminhar sobre as águas tumultuosas”.
Essa foi mais uma mensagem do Pontífice sobre vocação. Durante o Congresso dos Centros Nacionais para as Vocações das Igrejas da Europa, em junho de 2019, Francisco enfatizou aos que atuam na área vocacional que “trabalhar pelas vocações não significa procurar novos membros para um clube”.
O Pontífice alertou, ainda, de forma bastante clara, que Hoje os jovens estão em constante mudança e que “devemos trabalhar com eles em movimento, e tentar ajudá-los a encontrar sua vocação em suas vidas. Isso cansa. É preciso se cansar! Não se pode trabalhar pelas vocações sem se cansar.”
Nas comemorações da Páscoa, em abril de 2018, o Papa Francisco apontou também para as características de cada vocação, pessoal e eclesial. Ao mesmo tempo, em sua mensagem, o Santo Padre nos pediu para escutar, discernir e viver a palavra de Deus. Dessa forma, desenvolveremos nossos talentos e faremos deles ferramentas para ajudar o mundo.
Francisco lembrou que “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária”. Por isso, é preciso se “preparar a uma escuta profunda da sua Palavra, prestar atenção aos seus detalhes diários e aprender a ler os sinais dos tempos com os olhos da fé”.
“Não estamos submersos no acaso”
Similarmente, em diversas ocasiões, o Papa Francisco enfatizou em suas mensagens sobre vocação, que ela está estruturada sobre os alicerces de Deus. Em 2017, no mês de maio, durante a celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações daquele ano, Francisco lembrou que “não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto duma vocação divina”.
O Santo Padre ponderou que, por esse motivo, é preciso ter precaução, pois “pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”.
Essa mensagem do Papa Francisco sobre vocação é um pouco mais antiga e carrega, sobretudo, uma reflexão profunda sobre o despertar ao chamado de Deus. Em uma missa na Casa Santa Marta, em maio de 2014, o Papa falou sobre a vocação que carregamos ao sermos verdadeiros cristãos.
“A vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, respirar, viver desse oxigênio, viver desse ar. E como é o amor? ‘Como o Pai me amou, assim também eu vos amei’. Um amor que vem do Pai. A relação de amor entre Ele e o Pai é também uma relação de amor entre Ele e nós. E Ele nos pede permanecer nesse amor, que vem do Pai”.
Padre Diego explica o que é o mês vocacional proposto pela Igreja no Brasil
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.