Leia MaisOração do Papa para consagrar Rússia e Ucrânia ao Coração Imaculado de MariaPapa Francisco anuncia mudanças históricas dentro da IgrejaPapa demite padre de Americana acusado de abusos sexuaisA Santa Sé divulgou, na manhã desta quinta-feira (23), um documento sobre os desafios e respostas pastorais para fazer crescer a cultura do encontro e também para a Igreja ser cada vez mais inclusiva, principalmente diante do fenômeno migratório.
O documento foi publicado pela Seção migrantes e refugiados do Dicastério da Santa Sé para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e contém vinte e duas páginas destacando as oportunidades interculturais ligadas aos fenômenos migratórios atuais.
O Papa, que sonha um mundo sem distinção entre ‘nós’ e os ‘outros’ migrantes, escreveu o prefácio do documento. Francisco reitera o chamado “compromisso de fraternidade universal, porque estamos todos no mesmo barco”.
Assim como escreveu na mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2021, o Santo Padre falou sobre a importância do diálogo para encontrar um caminho conjunto.
“No encontro com a diversidade e no diálogo que dele pode surgir, nos é dada a oportunidade de crescer como Igreja, de enriquecer-nos uns aos outros”, disse o Papa.
Em sete capítulos de fácil leitura, são analisados os desafios que emergem do cenário atual de migração, cada vez mais global e multicultural, de reconhecer e superar o medo até considerar os migrantes uma benção.
O documento oferece respostas pastorais adequadas, acompanhadas de boas práticas já em vigor e eficazes.
O documento propriamente se abre com uma citação da Evangelii Gaudium do Papa Francisco, quando diante do desafio apresentado pelos migrantes, exorta todos os países "a uma generosa abertura, que em vez de temer a destruição da identidade local seja capaz de criar novas sínteses culturais".
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.