Santo Padre

"Como podemos preparar um coração acolhedor para o Senhor?", diz o Papa

Francisco realiza oração do Ângelus direto da Casa Santa Marta, ainda se recuperando de problemas respiratórios

Escrito por Redação A12

03 DEZ 2023 - 10H39 (Atualizada em 04 DEZ 2023 - 09H11)

Como noticiamos aqui no A12, o Papa Francisco apresentou melhoras em seu estado de saúde, mantendo-se em terapia e sem febre. Por isso, a recitação da oração mariana do Ângelus neste primeiro domingo do Advento (3) aconteceu mais uma vez na Casa Santa Marta e foi transmitida pelos telões da Praça de São Pedro, no Vaticano.

Assim como foi feito no domingo passado, o texto da reflexão antes do Ângelus foi lido pelo monsenhor Paolo Braida, chefe de escritório na Secretaria de Estado. Francisco destacou que Jesus nos dirige três vezes uma exortação simples e direta sobre a vigilância, que muitas vezes achamos ser uma virtude motivada pelo medo de um castigo iminente, como se um meteorito estivesse prestes a cair do céu. Mas esse não é o significado da vigilância cristã.

"Assim, a vigilância dos servos não se baseia no medo, mas no anseio, na expectativa de encontrar o mestre que está chegando. Eles se preparam para seu retorno porque o amam muito, porque esperam que, quando ele chegar, encontre uma casa acolhedora e arrumada: estão felizes em vê-lo novamente, a ponto de aguardarem seu retorno como se fosse um banquete para toda a grande família à qual pertencem", disse o Papa.

Vatican Media
Vatican Media


Acolher Jesus a partir da hospitalidade aos mais próximos

Francisco também nos ensina que durante o Advento preparemos cuidadosamente a casa do coração, para que ela seja organizada e hospitaleira. Ser vigilante é manter o coração preparado, como o vigia que durante a noite não se deixa abater pelo cansaço, não dorme, mas permanece acordado na expectativa da luz que se aproxima.

Cristo é nossa luz, e devemos recebê-Lo com a oração e hospedá-lo com a caridade. O Santo Padre falou do ministério de São Martinho de Tours, que depois de dar metade de seu manto a um pobre, sonhou com Jesus vestido exatamente com aquela parte do manto que ele havia dado.

"Queridos, é bom nos perguntarmos hoje como podemos preparar um coração acolhedor para o Senhor. Podemos fazer isso nos aproximando de seu Perdão, de sua Palavra, de sua Mesa, encontrando espaço para a oração, acolhendo-o naqueles que precisam. Cultivemos sua espera sem nos distrairmos com tantas coisas inúteis e sem reclamar o tempo todo, mas mantendo nosso coração alerta, ou seja, ansioso por Ele, desperto e pronto, impaciente para encontrá-Lo".

Situação no Oriente Médio

O Papa após a oração mariana, lamentou a ruptura da trégua entre Israel e o Hamas e a retomada dos combates que, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades da Faixa de Gaza, mataram 700 cidadãos palestinos em 24 horas.

É triste que a trégua tenha sido rompida, isso significa morte, destruição e miséria. Muitos reféns foram libertados, mas muitos ainda estão em Gaza. Pensemos neles, em suas famílias que viram uma luz, uma esperança de se reunir com seus entes queridos. Espero que todos os envolvidos possam chegar a um novo acordo de cessar-fogo o mais rápido possível e encontrar soluções que não sejam as armas, tentando seguir caminhos corajosos para a paz”.

Confira o trailer do documentário do A12 sobre os passos do Papa Francisco

:: Acesse também esta página especial sobre a produção, que irá mostrar desde a vocação religiosa de Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, passando pelo seu pastoreio nas periferias da capital Argentina até chegar ao Vaticano, quando foi eleito Papa em 13 de março de 2013.

Fonte: Vatican News

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...