Santo Padre

Como tratamos as mulheres ao nosso redor?

Papa recrimina o olhar às mulheres como um ser humano de segunda categoria e usa o exemplo de Maria como mulher de excelência

Escrito por Redação A12

10 DEZ 2024 - 16H42 (Atualizada em 11 DEZ 2024 - 11H48)

Olha Solodenko/Shutterstock

O Papa Francisco, em um recente discurso, destacou a importância da mulher, afirmando: “Nós estamos acostumados a essa cultura machista, a ver a mulher, não digo como o cachorrinho ou o gato de casa, mas como um ser humano de segunda categoria.”

Ele fez essa declaração ao receber voluntários da ONG católica Manos Unidas, que há 65 anos combate a fome e promove o desenvolvimento em diversas partes do mundo.

Hoje, o trabalho de milhares de voluntários reflete a sensibilidade e a força do “gênio feminino”, atributos que o Papa relacionou à figura de Nossa Senhora, celebrada no Advento como a mulher por excelência.

Nossa Senhora como modelo de força e sensibilidade

Maria, a Mãe de Deus, ocupa um lugar de presença no plano da Salvação. Escolhida por Deus, Ela aceitou com coragem e fé o chamado para ser a mãe do Salvador.

No Advento, ao refletirmos sobre sua disponibilidade e entrega, reconhecemos que a história da Redenção passa pelas mãos de uma mulher, como conhecemos em Lc 1, 38:

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Assim como Nossa Senhora foi essencial para a Salvação, a mulher desempenha um papel indispensável na construção da sociedade. O Papa lembrou:

“É a mulher que leva adiante a família, que leva adiante os povos, que se aproxima das necessidades, com aquela sensibilidade tão rica da mulher.”

O Advento é um tempo de espera e preparação para a chegada do Salvador, mas também é uma oportunidade para refletir sobre nossas atitudes.

arrow_forward Assim como o papa tradicionalmente faz em suas audiências gerais, vamos refletir:

  • Em nossas casas, trabalhos e comunidades, como tratamos as mulheres ao nosso redor?
  •  Será que, no meu trabalho e na minha família, as mulheres são tratadas com dignidade?
  • O que eu posso fazer para que isso aconteça?
Thiago Leon
Thiago Leon


Que em nossas realidades, lembremos de como Isabel saudou Maria, com alegria, a valorizar e dignificar as mulheres, reconhecendo o papel essencial que elas têm na sociedade e no plano de Deus!

 “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?” Lc 1,42-43.

:: A coragem de Maria ao dizer um sim definitivo a Deus

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...