Santo Padre

Conclave: como é feita a escolha de um novo Papa

Encontro ocorre na Capela Sistina e reúne Cardeais de vários continentes para fazer a escolha do novo Papa

Escrito por Guilherme Gomes

20 ABR 2022 - 08H52 (Atualizada em 20 ABR 2022 - 14H51)

Reprodução/ Vatican News

Leia MaisPara cerca de 100 mil fiéis, Papa pede paz na UcrâniaConselheiro do Papa fala sobre inteligência artificial dentro da IgrejaPapa viajará para Ásia Central pela primeira vez em seu papadoOs preparativos para a eleição do novo Sumo Pontífice começam após a morte daquele que o precedeu, ou de sua renúncia, como foi o caso de Bento XVI, o primeiro Papa a pedir renúncia em um Papado.

A partir daí, os Cardeais do mundo inteiro se reúnem em Conclave – do latim “cum clavis”, que significa “fechado à chave”, ou seja, isolados dentro das dependências do Vaticano, onde ocorrem todas as etapas para a escolha do sucessor de Pedro.

Antes do início dos ritos, ao contrário do que vemos nas eleições civis, acontece um ritual para que o Espírito Santo ilumine os Cardeais nessa missão.

Dentro da Capela Sistina, cada Cardeal decide em quem votará, sendo proibida a indicação do próprio nome.

A cada dia, podem ocorrer quatro sessões de votação, sendo duas votações no período da manhã e outras duas no período da tarde. Esse mesmo processo se repete até que um dos candidatos obtenha mais de dois terços dos votos totais.

Se nenhum deles receber a quantidade necessária para eleição, as cédulas utilizadas para a votação são queimadas  com palha molhada para gerar uma fumaça preta, sinal de que ainda não há um Papa.

Quando é eleito o Romano Pontífice, somente as cédulas são queimadas e a fumaça branca sai pela chaminé da Capela Sistina, avisando ao mundo que acompanha o Conclave sobre a eleição do novo Bispo de Roma.

Quando acontece o anúncio, uma das frases mais famosas e aguardadas do rito de eleição é pronunciada:

Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam”.
("Anuncio-vos a maior alegria: Temos papa!")

O rito inteiro pode parecer exigente, mas assegura que os Cardeais possam ignorar as vozes do mundo e estar atentos à de Deus, para que Sua vontade seja feita através da escolha do chefe da Santa Igreja.

.:: Veja as notícias do A12 sobre o Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...