Leia MaisPapa nomeia sacerdote brasileiro como Cônego da Basílica de São Pedro8 curiosidades que fazem o Papa ser gente como a genteO mistério por trás do Arquivo Secreto do VaticanoA posição da Igreja Católica a respeito de tecnologias revolucionárias não é novidade. Em um passado recente, a Instituição se manifestou - contra, vale ressaltar - sobre armas nucleares e clonagem, por exemplo.
Em relação à inteligência artificial (IA), a Santa Sé tem demonstrado abertura a, pelo menos, ouvir e se inteirar do assunto.
Pela primeira vez na história, a Igreja Católica vai ser uma das líderes a assinar um acordo entre representantes do Cristianismo, do Islamismo e do Judaísmo, que tem como objetivo proteger a humanidade das consequências negativas da inteligência artificial, bem como responsabilizar as grandes empresas de tecnologia, chamadas de Big Tech, caso algo dê errado.
Padre Paolo Benanti é um monge franciscano de 48 anos e braço direito do Papa Francisco a respeito de questões que envolvem tecnologia e ética. Em entrevista ao “Financial Times”, Benanti falou sobre o assunto.
“Pelo meu conhecimento, essas três fés monoteístas nunca haviam se unido para assinar uma declaração conjunta anteriormente”, afirmou.
Durante a entrevista, Padre Paolo também reforçou como a inteligência artificial pode ser injusta e perigosa para a paz e o bem social. Além de ser o principal conselheiro do Santo Padre sobre tecnologia, Benanti dá aula na Universidade Pontifícia Gregoriana para outros teólogos e padres, debatendo moralidade e ética em inovações, como a IA.
“Algoritmos nos tornam quantificável. A ideia de que, se transformarmos seres humanos em dados, os humanos podem ser processados ou descartados, é que algo que realmente toca a sensibilidade do Papa”, disse o Padre durante a entrevista.
O assunto é recorrente na Santa Sé. Apesar da tradição, assuntos tecnológicos fazem parte das pautas da Igreja Católica. De acordo com o “Financial Times”, o Papa demonstrou preocupação com o uso de inteligência artificial na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Padre Paolo Benanti, como rege a tradição dos franciscanos, não é apenas monge. Ele é engenheiro com PhD em ética para tecnologias de melhoria humana, concedido pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.
Para Benanti, dados devem servir apenas como uma referência para lidar com a realidade e jamais para substituí-la. Ele se mostra receoso sobre máquinas com esse recurso substituírem humanos em funções chaves, como cuidados de saúde.
“É impensável que máquinas de IA vão fazer escolhas sem erros. Elas sempre serão integralmente falíveis”, finalizou.
O que ocorre na dedicação de uma igreja?
Saiba como é realizado um rito de dedicação de uma igreja recém-construída e partes das orações ditas pelo bispo presidente.
Comissão avança no cuidado e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis
A Comissão de Escuta e Proteção do Regional Norte 1 da CNBB realizou uma reunião virtual para definir as próximas ações. Dom Hudson Ribeiro enfatizou o compromisso da equipe e a esperança renovada com o encontro.
Chapecó e Joinville se tornam Arquidioceses em Santa Catarina
Confira os depoimentos dos futuros arcebispos das cidades catarinenses
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.