Na Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada na Basílica de São Pedro nesta segunda (6), o Papa Francisco enfatizou que a estrela dos Magos simboliza o sonho de Deus: "que toda a humanidade, na riqueza das suas diferenças, chegue a formar uma só família e viva unida na prosperidade e na paz".
Em sua homilia, o Santo Padre ressaltou que a luz da estrela é um convite a todos para seguirem um caminho de esperança e unidade.
"’Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo’", lembrou Francisco ao iniciar sua reflexão, reforçando o testemunho dos Magos que, ao verem uma nova luz no céu, decidiram mudar suas vidas e seguir em busca do Salvador.
O Pontífice sublinhou três características da estrela descrita pelo evangelista Lucas:
Brilhante: diferente das "estrelas" que governantes usavam como títulos no tempo de Jesus, a luz da estrela dos Magos não era de poder ou fama, mas de amor.
“A estrela fala-nos da única luz que pode indicar a todos o caminho da salvação e da felicidade: a do amor”, disse o Papa. Esse amor, que se manifesta na proximidade e na ternura, também nos chama a iluminar as noites escuras da vida de outros.
Visível para todos: a estrela era acessível a todos que olhassem para o céu, enquanto muitos, como Herodes e os escribas, não a perceberam.
“Deus não se revela a poucos privilegiados, mas oferece sua presença a quem o procura com coração sincero”, afirmou Francisco.
Indica um caminho: a luz da estrela nos convida a um caminho interior, onde abandonamos o que não é caridade para nos aproximarmos de Cristo.
"Convertidos e perdoados, poderemos anunciar a todos, com entusiasmo missionário, a proximidade do Reino de Deus", refletiu o Papa.
A mensagem da estrela nos recorda que Deus veio ao mundo para encontrar cada pessoa, independentemente de sua etnia, língua ou história.
“Chama-nos a banir todas as formas de discriminação e promover uma cultura de acolhimento, com espaços abertos de encontro e partilha”, enfatizou Francisco.
A luz da estrela, que brilha para todos, simboliza também a generosidade divina. "Deus não se nega a ninguém nem se esquece de ninguém", concluiu o Santo Padre, destacando o convite da Epifania para vivermos em harmonia e construímos juntos um mundo de paz.
Após a missa, na oração do Angelus, o Papa Francisco refletiu sobre os Magos que, guiados por uma estrela, percorreram uma longa jornada para encontrar Jesus.
"Enquanto aqueles sábios chegam de longe para encontrar Jesus, aqueles que estavam perto não dão um passo em direção à gruta de Belém", destacou o Papa, ressaltando que os Magos enfrentaram desafios e se dispuseram a tudo para não perderem esse encontro único. Por outro lado, os que viviam em Jerusalém, mesmo com conhecimento das Escrituras, permaneceram inertes, fechados em suas rotinas e insensíveis à presença de Jesus.
Francisco convidou os fiéis a refletirem: "Somos como os pastores e os Magos, que buscaram Jesus com pressa e esperança, ou como aqueles que permanecem fechados?"
Ele também contou a história de um "quarto Rei Mago" que, ao parar para ajudar necessitados no caminho, entregou todos os presentes que levaria ao Messias, descobrindo no final que servira ao próprio Cristo.
O Papa concluiu pedindo que todos saibam reconhecer Jesus nos pobres, nos abandonados, na Eucaristia e em cada irmão e irmã, vivendo com o mesmo amor e generosidade dos Magos e dos pastores.
Fonte: Vatican News
Histórias e curiosidades das Basílicas do Jubileu 2025
Fique por dentro de algumas curiosidades das basílicas de Roma com Portas Santas abertas para o Jubileu 2025.
Como os pais podem catequizar nas férias?
Saiba como catequizar seus filhos nas férias com oração, filmes, Evangelho e momentos de fé em família!
Participe da 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum
A 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum já está com inscrições abertas. O curso online acontecerá de janeiro a fevereiro de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.