No dia 21 de agosto, é lembrado por ser o Dia Nacional da Habitação. A data foi criada em 1964, com o intuito de facilitar o acesso da população, sobretudo a de baixa renda, à casa própria. O direito à moradia é um dos muitos problemas em que sofrem o mundo e principalmente, os brasileiros.
A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em dados do CadÚnico (Cadastro Único) do governo federal. O número de pessoas cadastradas saltou de 21.934 em 2013 para 227.087 até agosto de 2023.
Ao longo dos seus 11 anos de pontificado, o Papa Francisco tem sido um defensor fervoroso do direito à moradia digna, frequentemente relacionando-o à dignidade humana e à justiça social, e recordamos também o que Jesus diz: “porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me acolhestes”, (Mt 25,35).
Na Encíclica “Laudato Si'”, de 2015, o Santo Padre critica a desigualdade e a falta de acesso à moradia adequada, especialmente entre os mais pobres:
“A falta de habitação é grave em muitas partes do mundo, tanto nas zonas rurais como nas grandes cidades, já que o Estado, muitas vezes, se mostra incapaz de controlar a especulação imobiliária.” (Laudato Si', 152)
No dia 4 de outubro, o “Dia Mundial dos Sem Teto”, Papa Francisco faz questão de expressar sua preocupação constante com a situação dos que não tem moradia, especialmente em grandes cidades. O Pontífice chama a atenção para a necessidade de uma ação urgente para resolver o problema da falta de moradia e critica a indiferença que muitas vezes cerca essa questão.
Em 2022, fez esse apelo em sua conta no X (antigo Twitter):
“Rezemos juntos para que o Senhor nos separe do individualismo que exclui e desperte os corações surdos às necessidades do nosso próximo. Vençamos o medo, a indiferença que mata, o cínico desinteresse que condena à morte quem está à margem!”.
No mesmo ano, o Papa abençoou a escultura “Sheltering” (“Abrigo”) que convida o mundo a cuidar dos moradores em situação de rua:
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.