Leia MaisTrês conselhos do Papa Francisco para o seu casamentoPapa pede aos jovens da JMJ "para abrirem horizontes, para abrir o coração"Temas de grande atualidade foram abordados pelo Santo Padre em entrevista para a correspondente Nicole Winfield da agência de notícias Associated Press (AP) na última quarta-feira (25).
Na Casa Santa Marta, entre os assuntos, esclareceu de uma vez como era sua relação com o Papa emérito Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos.
“Perdi um pai. Para mim, ele era um segurança. Quando diante de uma dúvida, eu pedia o carro, ia ao mosteiro e o perguntava”.
E também respondeu se futuramente poderia renunciar assim como fez seu antecessor.
“A experiência de Bento já dá origem a novos papas que renunciam para se inserir de modo mais livre. Nisto, ele não era totalmente livre, pois talvez teria querido voltar à sua Alemanha e continuar estudando teologia de lá. Mas ele fez tudo o que pôde para estar o mais próximo possível. E isto foi um bom compromisso, uma boa solução".
Críticas que ajudam Francisco a crescer
Em 13 de março de 2023, Mario Jorge Bergoglio completa exatamente uma década de pontificado. Ele explicou como a notícia da vinda de um papa sul-americano foi uma surpresa para muitos dentro e fora da Igreja. “Começaram a ver meus defeitos e não gostaram deles", disse.
Francisco enfatizou como lida com todas as críticas recebidas e repetidas nesses 10 anos.
“O importante é que sejam feitas na nossa cara porque é assim que crescemos todos, certo? Alguns deles (os críticos) vieram aqui e sim, eu discuti com eles. Normalmente, como se fala entre pessoas maduras. Eu não briguei com ninguém, mas expressei minha opinião e eles expressaram a sua. Caso contrário, se cria uma ditadura da distância, como eu a chamo, onde o imperador está lá e ninguém pode dizer nada a ele. Não, que o digam porque a companhia, a crítica, ajuda a crescer e a fazer as coisas correrem bem".
Santo Padre responde com alegria sobre sua saúde
“Eu também posso morrer amanhã, mas vamos lá, tudo está sob controle. Minha saúde é boa. E eu sempre peço a graça, para que o Senhor me dê um senso de humor".
Além dessa declaração, durante a entrevista, o Papa falou que a diverticulite por causa da qual ele foi submetido à cirurgia do cólon em julho do ano passado voltou, mas diz que está “sob controle”. O Pontífice também revela o detalhe de uma pequena fratura em seu joelho devido a uma queda, curada sem cirurgia.
"O joelho, graças a uma boa terapia e à magnetoterapia, com laser...o osso se soldou... Já estou andando, me sirvo de um andador, mas estou andando".
Aqui no A12, você confere que o Papa já assinou sua renúncia em caso de impedimento médico.
E também mostramos sobre o problema do joelho do Papa
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Papa convida jornalistas a espalharem esperança
Aos jornalistas, Papa pede para comunicarem com mansidão e esperança, inspirando empatia e construindo pontes.
Como se preparar para o retorno da catequese?
Dicas práticas para organizar e motivar o retorno das atividades catequéticas, promovendo um ambiente acolhedor.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.