Foi divulgada a mensagem do Papa Francisco para o 33º Dia Mundial do Enfermo, celebrado em 11 de fevereiro.
Neste ano, o tema é inspirado na carta de São Paulo aos Romanos: “A esperança não engana e fortalece-nos nas tribulações”. Em sua fala, o Pontífice convida a todos a serem “peregrinos da esperança” no Jubileu de 2025.
Em um dos pontos da mensagem, o Pontífice destaca que a enfermidade, apesar de dolorosa, pode se tornar um momento de encontro com Deus.
“No momento da doença, sentimos nossa fragilidade, mas também experimentamos a proximidade e a compaixão de Deus”, afirmou ao recordar, também, as palavras de Jesus aos discípulos: “O Reino de Deus já está próximo de vós”, destacando que mesmo na dor é possível encontrar esperança.
“A doença torna-se, então, a oportunidade para um encontro que nos transforma, a descoberta de uma rocha firme na qual descobrimos que podemos ancorar-nos para enfrentar as tempestades da vida: uma experiência que, mesmo no sacrifício, nos torna mais fortes, porque mais conscientes de não estarmos sós.”
Neste Ano Santo, percebemos ainda mais que esperança vem de Deus e deve ser acolhida. Francisco cita a passagem dos discípulos de Emaús para mostrar que Cristo caminha conosco. “Podemos partilhar com Ele nossas preocupações e reconhecê-Lo presente ao partir o Pão”, ensina o Papa.
O Papa também destaca o valor da solidariedade. “Os lugares onde se sofre são espaços de partilha. Quantas vezes aprendemos a esperar ao lado de um doente!”, reflete.
Ele convida todos — médicos, enfermeiros, familiares e amigos — a serem “anjos de esperança” na vida uns dos outros.
“É importante saber captar a beleza e o alcance destes encontros de graça, e aprender a anotá-los na alma para não os esquecer: guardar no coração o sorriso amável de um profissional de saúde, o olhar agradecido e confiante de um doente, o rosto compreensivo e atencioso de um médico ou de um voluntário, o rosto expectante e trepidante de um cônjuge, de um filho, de um neto, de um querido amigo”.
Francisco também incentiva a valorização dos pequenos gestos, como um olhar compreensivo ou um sorriso amável. “São raios de luz que dão força e o verdadeiro sabor da vida”, afirma.
Em comunicado divulgado na segunda-feira (27), o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para a Evangelização (Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo), informou que, devido ao Ano Jubilar de 2025, o Papa Francisco ordenou que a celebração solene do Dia Mundial do Enfermo fosse transferida para 2026, sendo realizada no Santuário Mariano da Virgem de Chapi, no Peru.
Neste ano, o evento será comemorado de forma ordinária nas dioceses, no dia 11 de fevereiro.
O Papa finaliza sua mensagem dirigindo-se diretamente aos doentes e a quem cuida deles:
“Queridos doentes, queridos irmãos e irmãs que cuidam de quem sofre, neste Jubileu, mais do que nunca, vocês desempenham um papel especial. O caminhar juntos de vocês é um sinal para todos, um hino à dignidade humana, um canto de esperança, capaz de levar luz e calor aonde é mais necessário”.
Fonte: Vatican News
Papa aos artistas: “transformem dor em esperança e deem voz a quem não tem”
Homilia do Papa destinada aos artistas foi lida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça. Papa ainda se recupera de uma bronquite.
Arquidiocese de Aparecida ministra Escola de Fé e Doutrina Social da Igreja
Inscrições podem ser feitas até dia 20 de fevereiro para a escola, que busca promover a formação cristã na sociedade.
Papa Francisco agradece orações e proximidade durante internação
Francisco não rezou o Angelus, mas agradeceu orações e pediu paz, especialmente por regiões em conflito.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.