O Jubileu de 2025, proclamado pelo Papa Francisco, traz consigo a oportunidade de alcançar a indulgência e se tornar, verdadeiramente, peregrinos de esperança. Os requisitos para a concessão da indulgência, publicadas nesta segunda (13) pela Penitenciaria Apostólica do Vaticano, quase uma semana após o conhecimento da Bula Apostólica do Jubileu, delineiam as formas pelas quais os fiéis podem obter plenamente a misericórdia divina.
O Santo Padre, em sua Bula de Proclamação, convida os cristãos a redescobrirem a esperança em tempos de dificuldade, onde a humanidade enfrenta desafios dolorosos. O Jubileu de 2025, assim como o Ano Santo, é um convite para se tornarem peregrinos de esperança, buscando a plenitude do perdão de Deus através da indulgência.
:: Santo Padre expõe seus apelos para o Jubileu 2025 em documento
Durante o Jubileu de 2025, os fiéis poderão obter a indulgência participando de peregrinações sagradas, visitando lugares jubilares devotamente e dedicando-se a obras de misericórdia e penitência. A participação em celebrações litúrgicas, como a Santa Missa, a Liturgia das Horas e a Via-Sacra é enfatizada, assim como a Adoração Eucarística e a meditação em lugares sagrados.
Além das práticas religiosas, o Jubileu de 2025 destaca a importância das obras de misericórdia corporal e espiritual. Os fiéis são encorajados a praticar a caridade em prol dos necessitados, visitar os doentes, os presos e os idosos em solidão e dedicar tempo ao voluntariado. O valor penitencial das sextas-feiras é ressaltado, incentivando os fiéis a absterem-se de distrações e consumos supérfluos.
Para facilitar o acesso ao Sacramento da Penitência, os sacerdotes são incentivados a oferecer horários de confissão regulares e a estar disponíveis para os fiéis. Obtenções especiais serão concedidas aos confessores que acompanham peregrinações jubilares fora de suas dioceses, garantindo assim a possibilidade do perdão divino.
:: Leia o documento completo na matéria da Vatican News clicando aqui.
Fonte: Vatican News
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.