Leia MaisPapa pede desculpas por ações da Igreja contra indígenas no CanadáPapa Francisco chega ao Canadá para viagem de “penitência”
Sinodalidade, a presença dos leigos e leigas dentro da Igreja, a valorização da mulher através da Nova Constituição Apostólica, Igreja doméstica e a Jornada Mundial da Juventude de 2023.
Esses foram os principais assuntos tratados pelo A12 em entrevista exclusiva com o Padre Alexandre Awi Melo, o brasileiro que é secretário do Papa Francisco no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Padre Alexandre esteve em Aparecida (SP) para ministrar aulas na Pós-Graduação em Mariologia da Academia Marial de Aparecida. Com uma agenda cheia, o brasileiro conversou com o A12 em um intervalo entre aulas.
A primeira pergunta respondida pelo Padre foi um esclarecimento. Apesar de muito falado recentemente, muitas pessoas não sabem o que é um Dicastério.
Convidado a explicar o que é um Dicastério, o Padre Alexandre confessou que também não sabia o que era isso até receber o convite do Papa Francisco.
“Um Dicastério, quando eu fui escolhido, quando o Papa Francisco me pediu para que eu realizasse essa tarefa, eu fui no Google para descobrir o que era”, disse o Padre brasileiro, com muita sinceridade.
E continuou:
“Então, essa pergunta é muito legítima. Muito correta porque ninguém sabe. Na verdade, a palavra Dicastério se usa em latim, em italiano, mas em português não soa. É um Ministério, um Departamento da Cúria Romana que cuida, nesse caso, de leigos, família, vida, e que também é responsável pelos movimentos eclesiais e pelos jovens”, falou o secretário do Papa.
Sediado em Roma, Padre Alexandre Awi disse não ter contato diário com o Papa Francisco, mas afirmou que o Santo Padre é um Papa diferenciado:
“Sem dúvidas (sobre Francisco ser diferenciado). Tem tantas coisas que poderíamos falar do Papa. Mas a primeira, e que me chama muito a atenção, é que é um pontificado, um Papa que fala mais pelos gestos do que pelas palavras, embora as palavras dele sejam muito lindas. Ele tem gestos na forma de se vestir, na forma de acolher os outros, na proximidade, que realmente nos tocam”, confidenciou o brasileiro.
.:: Veja a entrevista exclusiva na íntegra:
Ao nascer, Cristo abriu para nós a porta da Salvação
O Natal celebra a chegada da salvação por meio da encarnação de Jesus. Ele é a grande luz que ilumina nossas trevas e nos oferece esperança e vida nova.
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.