Leia MaisPapa Francisco anuncia dois novos cardeais brasileirosSaiba qual é o problema de saúde que afeta o Papa FranciscoGianni Crea é um homem privilegiado. Profundo conhecedor dos contornos da história, é ele o responsável, em todas as manhãs, por abrir as portas dos Museus do Vaticano.
Há quase 25 anos, Crea é a primeira pessoa no dia a por os pés na Capela Sistina, bem antes do espaço ser tomado por milhares de turistas encantados com a obra prima de Michelangelo.
O privilégio de Gianni se dá por ele ser o guardião chefe das chaves dos Museus do Vaticano.
“A partir do momento em que seguro estas chaves, gastas pela passagem do tempo, tenho sobre mim a responsabilidade de algo muito maior do que apenas eu próprio”, disse o clavigero em entrevista ao "National Geographic".
Agora ele divide esse privilégio com visitantes sortudos, em um novo passeio guiado por túneis secretos e salas exclusivas da Santa Sé.
O passeio acontece em datas específicas na parte da manhã, antes dos Museus abrirem para o público, o que torna a visita ainda mais exclusiva.
O tour pela história dos Museus não é uma “novidade”. Se antes os passeios aconteciam para grupos maiores e com preços elevados, a partir de junho, a visita privilegiada será gratuita e ofertada pela plataforma de passeios guiados Get Yout Guide.
Para ser companhia de Gianni Crea, o turista tem que se atentar à forma que os ingressos serão disponibilizados:
Será por ordem de chegada, de dois em dois ingressos, até atingir o quórum de oito a dez pessoas. A distribuição para o tour do dia 14 de junho começou na última segunda-feira (30). Entre 27 de junho e 03 de julho, estarão disponíveis os ingressos para o passeio do dia 12 de julho.
Existem ainda outras duas datas confirmadas: 14 de setembro e 19 de outubro, mas as datas para reserva do ingresso ainda não foram disponibilizadas. O tour foi batizado de “Tourning the Lights On at The Vatican Museums”.
Quem conseguir garantir o ingresso para participar do passeio vai se surpreender com a didática do tour. Mais do que conhecer e adentrar na história do mundo, o visitante poderá compartilhar da rotina de Gianni.
“Quando as pessoas entram nos museus durante esses passeios, elas ficam simplesmente maravilhadas e podem realmente se concentrar na arte sem as multidões. A arte tem o poder de unificar a todos, independente da religião”, disse Gianni à revista “Travel + Leisure”.
O guardião das chaves é o responsável por abrir mais de 300 portas e janelas, além de acender as luzes dos museus, que recebem mais de 6 milhões de visitantes por ano.
São mais de 2.797 chaves, e o italiano garante que, só de olhar, sabe a chave de cada fechadura.
O ápice da visita é a abertura da Capela Sistina. Como é um dos locais mais procurados da Europa, a chave do local é lacrada toda noite em um envelope, que só pode ser aberto na manhã seguinte por Crea, após assinatura de um termo de responsabilidade.
Essa chave, durante o tour, é entregue a um dos visitantes para que ele possa experimentar o sentimento de abrir as portas de um dos locais mais sagrados do mundo.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.