Dezembro é um mês muito importante para o argentino Jorge Mario Bergoglio, o 266º Papa da história da Igreja Católica. No último dia 13, o Papa Francisco celebrou 54 anos de sua ordenação sacerdotal e, no domingo (17), comemora 87 anos de vida.
O jesuíta é natural de Buenos Aires, capital argentina, nascido no bairro de Flores. Seus pais, Mário Bergoglio e Regina, eram italianos do Piemonte que imigraram para a Argentina.
Leia MaisPapa: "Necessito que rezem por minha saúde: a velhice não se maquia"Papa Francisco recebe as mensagens dos Jovens de Maria!O então futuro papa até chegou a se formar em Química, mas, aos, 20 anos, em 1957, decidiu se tornar padre.
Ingressou no seminário de Villa Devoto e, em 1958, iniciou o noviciado na Companhia de Jesus, sendo ordenado sacerdote em 1969. Em 1992, foi nomeado bispo auxiliar da capital argentina, arcebispo em 1998, sendo criado cardeal em 2001, pelo Papa São João Paulo II.
Listamos algumas igrejas de Buenos Aires que fazem parte da história da vida e do ministério do Papa Francisco. Confira!
Basílica Maria Auxiliadora e San Carlos
Localizada no bairro Almagro, é simplesmente o templo onde Jorge Bergoglio foi batizado, em 25 de dezembro de 1936, uma semana depois do seu nascimento. Outra curiosidade é que seus pais se casaram na Basílica um ano antes, em 12 de dezembro de 1935.
Ao entrar na Igreja, é possível perceber um contraste marcante entre a austeridade do exterior e a rica decoração interior. As colunas de 15 metros de altura, com folhagens que dividem as naves, desempenham um papel importante do ponto de vista ornamental, por serem constituídas por faixas paralelas nas cores bege e vermelho-tijolo. Há uma predominância de vermelhos e dourados em todo o espaço, o que confere ao conjunto um espírito festivo, luminoso e alegre.
Basílica de San José de Flores
Nesta Igreja, Francisco recebeu os Sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma, e também o local onde descobriu o seu chamado para a vida sacerdotal, aos 17 anos, quando foi se confessar. Era aí também que a família Bergoglio assistia à missa aos domingos, nos anos de infância e adolescência do futuro Papa.
A construção da atual igreja começou em 1879, sendo inaugurada em 18 de fevereiro de 1883. A rápida conclusão da obra foi produto da ação da comissão encarregada de arrecadar fundos, composta por membros de famílias ricas da época. A igreja foi elevada a Basílica Menor em 20 de janeiro de 1912 pelo Papa Pio X, sendo Arcebispo de Buenos Aires o Monsenhor Mariano Antonio Espinosa.
Catedral de Buenos Aires
Localizado em frente à Praça de Maio, é a principal sede da Igreja Católica da Argentina.
O templo é considerado um museu de honra ao Papa Francisco, pois desde 1998 até sua consagração como Sumo Pontífice, em 19 de março de 2013, Jorge Bergoglio foi Arcebispo de Buenos Aires e o encarregado de conduzir a Arquidiocese.
Quando você for visitar a Catedral, poderá encontrar objetos pessoais e litúrgicos, que foram utilizados pela pastoral na cidade durante seu Ministério. Em 1942, a Catedral Metropolitana foi declarada Monumento Histórico Nacional e é considerada uma das obras arquitetônicas mais importantes da época da Colônia.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Paróquia San José de Talar)
A devoção do Papa à Nossa Senhora sempre fez parte da sua vida e ministério. Foi durante o período em que era bispo auxiliar que Bergoglio se transformou em grande propagador do culto à Nossa Senhora Desatadora dos Nós na Argentina.
Uma réplica da imagem original — que está na Alemanha — foi entronizada na igreja de San José del Talar, em 8 de dezembro de 1996. Em pouco tempo, o culto se espalhou pela Argentina e cresceu, atingindo outros países, como o Brasil.
Como Papa, durante a pandemia de Covid-19, Francisco dedicou um momento para que todos pudessem, em um só coração, rezar o terço de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Igreja de San Ignácio de Loyola
A primeira igreja de Buenos Aires foi erguida em 1608 no terreno que atualmente ocupa a Praça de Maio, na frente do Forte Real. No começo esteve sob a invocação de Nossa Senhora de Loreto. Dois anos mais tarde, sendo beatificado o santo em 1610, mudou seu nome para San Ignácio de Loyola.
Foi também a sede do Superior Geral da Companhia de Jesus até a supressão da ordem em 1773. O Superior Geral ou Padre Geral (como é comumente conhecido), reside na Cúria Generalícia, em Roma. Ele é um religioso eleito pela Congregação Geral para governar toda a Ordem dos Jesuítas em caráter vitalício, conforme as Constituições da Companhia.
Em 22 de abril deste ano, Francisco completou 50 anos da profissão solene na Companhia de Jesus. A data não é por acaso, pois Santo Inácio de Loyola e seus primeiros companheiros pronunciaram sua profissão solene em Roma neste dia. Em praticamente todos os anos em que foi Arcebispo, Jorge Bergoglio, no dia 31 de julho, celebrou o Santo jesuíta no tradicional templo.
remove_red_eye O documentário “Papa Francisco: o olhar caridoso e o acolher misericordioso” será lançado dia 17/12, às 18h30, no canal do YouTube do Portal A12. Mais informações sobre esta produção, você também confere nesta página.
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...