Novembro
Por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco expressa sua proximidade a todas as pessoas que se sentem sobrecarregadas em seu dia a dia, especialmente em caso de estresse e depressão, e pede para rezar para que recebam o acompanhamento necessário.
“A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, afirma o Papa. Nesta situação, uma ajuda pode ser a escuta silenciosa e a oração, aliada a um “imprescindível acompanhamento psicológico”, diz Francisco.
Outubro
No vídeo do Papa de outubro, Francisco recorda que "a missão não é fazer proselitismo" e convida a rezar para que cada batizado participe na evangelização.
O apelo é que cada um esteja disponível para a missão através do seu testemunho de vida e que este testemunho de vida tenha o sabor do Evangelho.
Setembro
Um estilo de vida sóbrio e ecossustentável é o que pede o Papa Francisco na videomensagem com a intenção de oração para setembro, mês do Tempo da Criação, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa.
A edição de setembro do Vídeo do Papa faz parte da celebração anual, global e ecumênica do Tempo da Criação, que teve início em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e prossegue até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia.
Veja o vídeo na íntegra.
Agosto
O Santo Padre, Papa Francisco pede no mês de agosto a Igreja a Caminho. "A vocação própria da Igreja é evangelizar, e isso não é fazer proselitismo. A vocação é evangelizar, e mais, a identidade da Igreja é evangelizar".
Francisco diz que só podemos renovar a Igreja a partir do discernimento da vontade de Deus na nossa vida diária e empreendendo uma transformação guiados pelo Espírito Santo. "A nossa própria reforma como pessoas, essa é a transformação. Deixar que o Espírito Santo, que é o dom de Deus nos nossos corações, nos lembre do que Jesus ensinou e nos ajude a colocá-lo em prática. Vamos começar a reformar a Igreja com a reforma de nós mesmos. Sem ideias pré-fabricadas, sem preconceitos ideológicos, sem rigidez, mas avançando a partir de uma experiência espiritual, uma experiência de oração, uma experiência de caridade, uma experiência de serviço".
O Papa também afirma que sonha com uma opção ainda mais missionária, que vá ao encontro do outro sem fazer proselitismo e que transforme todas as suas estruturas para a evangelização do mundo de hoje. "Recordemos que a Igreja sempre tem dificuldades, sempre tem crises, porque está viva. As coisas vivas entram em crise. Só os mortos não entram em crise. Rezemos pela Igreja, para que receba do Espírito Santo a graça e a força de se reformar à luz do Evangelho".
Julho
Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de julho, Francisco destaca o diálogo como “forma de ver a realidade de uma maneira nova, de viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum”.
O Papa pede o fim da polarização que divide a sociedade e reza para que “não haja espaços de inimizade e de guerra”.
Junho
No mês de junho, o Papa Francisco quer rezar pela beleza do matrimônio.
Na sua intenção de oração, o Pontífice faz a seguinte pergunta: “Será verdade o que alguns dizem, que os jovens não querem se casar, especialmente nestes tempos tão difíceis? Casar e partilhar a vida é algo maravilhoso”, respondeu.
Rezemos pelos jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã, a fim de que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência.
Maio
Para que "as finanças sejam instrumentos de serviço", o Papa Francisco nos convida a rezar neste mês de maio. "Enquanto a economia real, a que cria emprego, está em crise, com tanta gente sem trabalho, os mercados financeiros nunca estiveram tão inflacionados como agora", ressalta o Papa na videomensagem.
O pedido reforça o que Francisco já havia manifestado na Encíclica Fratelli tutti, denunciando "interesses de poder" que levam à criação de "uma nova cultura a serviço dos mais poderosos", na qual "os pobres são os que sempre perdem".
"Vamos fazer isso! E rezemos para que os responsáveis pelo mundo financeiro colaborem com os governos para regulamentar os mercados financeiros e proteger os cidadãos em perigo", finalizou.
Abril
Pelos direitos humanos e seus defensores: neste mês de abril, o Papa Francisco pede que rezemos por quem arrisca a própria vida lutando para garantir a todos direitos iguais.
Esta luta, afirma o Pontífice, requer coragem e determinação. Significa opor-se ativamente à pobreza, à desigualdade, à falta de trabalho, de terra, de habitação, de direitos sociais e trabalhistas.
Em sua intenção de oração para abril, o Santo Padre defende que todas as pessoas do mundo têm direito de se desenvolver plenamente.
Março
O que o sacramento da Reconciliação significa para você? Você já viveu essa experiência? No vídeo do Papa para este mês de março, Francisco nos diz: “Quando me confesso, é para me curar, para curar minha alma. Para sair com mais saúde espiritual”.
O Papa nos convida a viver este sacramento do amor que transforma a vida:
“O centro da confissão não são os pecados que contamos, mas o amor divino que recebemos e de que sempre precisamos”. Deus é maior do que os nossos pecados. Divulgue esta mensagem cheia de alegria para todas as pessoas que quiser e aproveite o sacramento do perdão para saborear a infinita misericórdia do Senhor. É um grande dom!".
Fevereiro
No vídeo de intenção de oração para este mês, Francisco pede que rezemos pelas mulheres que sofrem diversas formas de maus-tratos. O forte apelo do Pontífice é contra os diferentes tipos de violência que têm gerado um “número impressionante” de mulheres “espancadas, ofendidas e violadas”.
Diante desse tipo de “covardia e degradação para toda a humanidade”, Francisco pede que elas sejam protegidas pela sociedade e que os sofrimentos das vítimas, através do “grito de socorro”, sejam escutados.
Janeiro
O Santo Padre, Papa Francisco, rezou em janeiro pelos irmãos de outras religiões: "Somos irmãos que rezam", diz o Santo Padre.
Ele cita que devemos ver no outro, um irmão, uma irmã, para partilhar a vida ou para se apoiar mutuamente, para amar, para conhecer.
"A Igreja valoriza a ação de Deus nas outras religiões, sem esquecer que para nós, cristãos, a fonte da dignidade humana e da fraternidade está no Evangelho de Jesus Cristo. Nós, que cremos, devemos voltar às nossas fontes e nos concentrar no que é essencial. O que é essencial da nossa fé, a adoração a Deus e o amor ao próximo. Rezemos para que o Senhor nos dê a graça de viver em plena fraternidade com os irmãos e irmãs de outras religiões e não andar discutindo, mas rezando uns pelos outros, abrindo-nos a todos", reforça o Papa.
info 'O Vídeo do Papa' é uma iniciativa global: publicado em 14 idiomas, suas edições mensais são vistas todos os meses por mais de 1 milhão de pessoas nas redes sociais.
Fonte: Vatican News
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Peça a intercessão do Beato Redentorista Pedro Donders
Tenha em mãos o novenário pedindo as graças de Deus pelo ministério do beato redentorista
Papa: "combate ao abuso infantil é urgente"
Pela segunda semana seguida na Audiência Geral, Santo Padre faz menção às crianças que sofrem com abusos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.