Leia MaisPapa: “Deus está presente nas situações comuns de nossa vida”Papa demite chefes da Igreja que cuidavam de doaçõesO Papa Francisco, pela primeira vez publicamente, apareceu de cadeira de rodas no Vaticano no início de maio deste ano. E a cena vem acontecendo com recorrência ao longo de suas aparições públicas.
Com 85 anos, o Papa sofre com uma osteoartrite (artrose), que afetou um ligamento do seu joelho direito. O problema de saúde do Pontífice preocupou os fiéis ao redor do mundo.
Embora esteja se tornando comum ver o Papa em uma cadeira de rodas ou apoiado em uma bengala, no Vaticano essa imagem não é o ideal para manter. Sobretudo porque reflete uma verdade: de que Francisco não está bem.
A busca por soluções é ativa, por mais que não seja divulgado publicamente. Um desses exemplos é o médico José María Villalón, chefe dos serviços médicos do clube de futebol Atlético de Madrid, da Espanha.
O médico é especialista no campo da traumatologia e um de seus novos pacientes será o Santo Padre.
Segundo declarações do Dr. Villalón a uma rádio da Espanha, o Pontífice será analisado por conta do problema no joelho.
“Tanto a Conferência Episcopal, como a Nunciatura do Vaticano na Espanha pediram a um grupo de especialistas se poderíamos ajudar o Papa, devido à situação que ele está passando. Nós o vemos em uma cadeira de rodas e vamos ver se podemos ajudá-lo a melhorar sua mobilidade e parar seu processo artrítico”, disse o médico.
O médico do clube espanhol acredita que a doença que o Papa tem no joelho está afetando outras partes do corpo.
“É um processo artrítico que afeta várias articulações: às vezes começa com uma articulação com osteoartrite e outras articulações se deterioram, porque cobram mais do que necessário. E eles estão tentando impedir que isso progrida e fazer que as coisas melhorem”, falou.
Ele também disse que as intervenções cirúrgicas estão descartadas, porque o Papa é “muito teimoso” no sentido de que há propostas cirúrgicas que ele não quer. Você tem que oferecer a ele tratamentos mais conservadores para que ele concorde.
Sobre a experiência pessoal do médico com o Papa, o primeiro confirmou que se sentiu um pouco nervoso.
“É uma responsabilidade de uma figura mundial que tem que estar em forma. Temos a desvantagem de ele não ser um paciente normal, devido à sua grande atividade”, finalizou Dr. José María.
.:: Exclusivo A12: entenda o problema de saúde do Papa!
.:: Papa Francisco fala sobre guerra, problema de saúde e renúncia
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.