A Igreja celebrará no próximo domingo (17) o Dia Mundial dos Pobres. Desde 2017, o Papa Francisco procura introduzir, entre suas várias atividades neste dia, um almoço especial, este ano com a presença de mais de 1 mil pessoas carentes.
Para o Pontífice, esta é uma oportunidade de acolher e incentivar a caridade por todo o mundo, um dia para a Igreja “sair” dos seus muros para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo hoje.
Este ano, em vista do início do Jubileu 2025, o Papa escolheu como lema uma passagem do Livro do Eclesiástico: "A oração do pobre eleva-se até Deus". O Papa reitera que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo a cada um deles. Deus escuta as orações dos pobres e, diante do sofrimento, fica “impaciente” até que lhes faça justiça.
Como de costume, Francisco presidirá a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro. Antes da Santa Missa, o Santo Padre abençoará simbolicamente 13 chaves, que representam os 13 países em que a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas, com o projeto "13 casas para o Jubileu”.
Dentre estes países está a Síria, em que 13 casas serão financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade para o Ano Santo. Este grande ato de solidariedade foi possível graças à generosa doação de uma companhia de seguro italiana, que quis contribuir com entusiasmo em vista do Ano Santo a este sinal de esperança para uma terra ainda martirizada pela guerra.
Na Sala Paulo VI, o Papa almoçará junto com 1.300 pobres com a organização do Dicastério para o Serviço da Caridade e oferecido, este ano, pela Cruz Vermelha Italiana e será animado por sua Fanfarra Nacional. Ao final do almoço, cada pessoa receberá uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos, contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.
Os serviços do Ambulatório Mãe da Misericórdia, uma estrutura ligada ao Dicastério para o Serviço da Caridade que oferece diariamente assistência médica gratuita aos pobres e necessitados terá uma programação especial com vacinas, exames e doações de medicamentos.
Como é tradição, o Dicastério para a Evangelização preparou um Subsídio Pastoral, traduzido em seis línguas, oferecido ao povo de Deus para que, nas palavras de Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do dicastério, “o Dia Mundial possa ser uma provocação permanente para as nossas comunidades estarem atentas e acolhedoras para com aqueles que se encontram em maior necessidade e dificuldade”.
“Em sua Mensagem, o Papa Francisco convida todos a aprender a rezar pelos pobres e a rezar junto com eles, com humildade e confiança”.
:: Dia Mundial dos Pobres: um chamado do Papa a solidariedade
Fonte: Vatican News
As Relíquias dos Santos: o que são e como deve ser nossa devoção a elas
Saiba quais tipos de relíquias há na Igreja, seus significados e como podem ser objetos de veneração. Leia mais!
Biblioteca Vaticana amplia acesso e promove diálogo global
Encontro global com bibliotecários e instituições culturais amplia acesso ao acervo histórico da Biblioteca Vaticana, valorizando o diálogo cultural e a preservação do conhecimento.
Oração do Discernimento
Encontre clareza nas suas escolhas. Aprenda a oração do discernimento e peça a luz do Espírito Santo para guiar suas decisões.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.