Leia MaisPapa Francisco passa por cirurgia de três horas "sem complicações", diz VaticanoInternado desde o último dia 7 de junho, devido a uma cirurgia abdominal, o Santo Padre, Papa Francisco, receberá alta na manhã da sexta-feira (16).
"A equipe sanitária que acompanha o Papa Francisco confirmou a alta do Santo Padre do Policlínico Agostino Gemelli na manhã de amanhã, 16 de junho", disse o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.
Bruni ainda informou, no texto divulgado, que, na manhã desta quinta-feira (15), Francisco recebeu toda a equipe cirúrgica composta pelos médicos, enfermeiros, assistentes sociais e de saúde que coordenaram, realizaram e viabilizaram o procedimento cirúrgico em sinal de agradecimento.
No final, ele se dirigiu ao setor de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Infantil, onde são atendidos os pequenos pacientes, que expressaram seu afeto ao Papa nos últimos dias por meio de inúmeras cartas, desenhos e mensagens por uma rápida recuperação.
O Papa Francisco "tocou com a mão" a dor dessas crianças que carregam o sofrimento da Cruz em seus ombros todos os dias, junto com suas mães e pais. A cada um deles deu um Rosário e um livro.
Ao saudar os presentes, Sua Santidade agradeceu a todos os funcionários pelo seu profissionalismo e esforço em aliviar o sofrimento do outro, além dos medicamentos, com a ternura e a humanidade."
Últimos boletins médicos
Ontem (14), uma notícia boa para o mundo católico: o Papa Francisco passou mais uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma.
A informação foi divulgada no final da manhã desta quarta-feira, pela Sala de Imprensa da Santa Sé:
“O Santo Padre repousou bem durante a noite”, diz a nota.
De acordo com o Vaticano, a equipe médica que cuida do Pontífice falou sobre a boa evolução clínica de Francisco e programa de alta para os próximos dias.
“A equipe médica refere que o decurso clínico está procedendo regularmente, sem complicações e, portanto, está sendo programada a alta para os próximos dias”, escreveu o Vaticano.
Ainda nesta quarta-feira, de acordo com o texto, o Papa se dedicou ao trabalho e, antes do almoço, foi à capela do seu quarto, “onde se recolheu em oração e recebeu a Eucaristia”.
De acordo com as últimas informações divulgadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na tarde da última segunda-feira (12), o Pontífice, de 86 anos, tem um pós operatório regular.
"O dia do Papa Francisco foi tranquilo, com o decurso clínico esperado. À tarde, se dedicou às atividades profissionais, à leitura de textos e ao repouso. À noite, se recolheu em oração na capela do seu quarto”, informou o Vaticano.
O Santo Padre foi submetido, no domingo (11), a uma terapia para ajudar em sua respiração. Ainda de acordo com o Vaticano, o Pontífice também assistiu à missa pela televisão e recebeu a comunhão.
Ao contrário do que foi especulado pela imprensa, o Papa não rezou a tradicional oração do Angelus da janela do hospital. Do lado de fora do Gemelli, conhecido também como “o hospital dos Papas”, formou-se uma pequena multidão de fiéis, que rezou o Angelus unida espiritualmente a Francisco.
.:: Laparocele: entenda a nova cirurgia do Papa Francisco
O Pontífice segue sua recuperação no hospital, sem previsão de alta médica.
Em seu site de notícias, o Vatican News, e em suas redes sociais, a Sala de Imprensa do Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa na manhã deste sábado (11).
"A equipe médica informa que a evolução pós-operatória do Papa Francisco continua regular. O soro já foi suspenso nos últimos dias e o Santo Padre está se alimentando com uma dieta semilíquida. Ele está apirético (sem febre) e hemodinamicamente estável. Os exames de sangue pós-operatórios e a radiografia do tórax são bons", disse o comunicado.
O Santo Padre permanece em recuperação, após passar por uma laparotomia no abdômen, na última quarta-feira (7).
Matteo Bruni, responsável pela imprensa da Santa Sé ainda informou que a recuperação é "cuidadosa, que visa a uma menor tensão sobre a parede abdominal, para permitir que a rede protésica implantada e a faixa muscular afetada cicatrizem de forma ideal".
Seguindo as orientações dos médicos locais e de seu assistente de saúde pessoal, por causa do processo pós-operatório normal em operações desse tipo, o Papa Francisco irá recitar neste domingo (11) a oração do Angelus de forma privada, em união espiritual com afeto e gratidão aos fiéis que desejarem acompanhá-lo, onde quer que estejam.
Orações e o carinho das crianças
O comunicado da tarde da última sexta-feira (9) ressaltou que Francisco está comovido com todas as orações dirigidas pela sua pronta recuperação, vindas da Igreja em todo o mundo, e principalmente das crianças internadas na seção de oncologia do Hospital Gemelli, que demonstram seu afeto por meio de cartões, desenhos e até mesmo de uma escultura em forma de coração com a inscrição "Sempre com o senhor".
"A elas, assim como à equipe médica, aos enfermeiros, aos agentes sanitários e aos assistentes espirituais, que diariamente tocam a dor com as mãos, aliviando o seu peso, o Papa expressa a sua gratidão pela proximidade e pelas orações", diz o Vaticano.
O cirurgião Sergio Alfieri esclareceu que a operação foi planejada pela equipe médica de Francisco, já que nos últimos dias o Santo Padre “sofreu com essas dores”.
Não foi uma decisão de emergência", mas foi decidido na última quarta-feira (7) realizar uma operação após uma tomografia. “Então você sabe que o Papa decide” e o próprio Papa “decidiu pessoalmente organizar a operação hoje também com base em sua agenda”, disse o médico.
A equipe do Hospital Gemelli ainda informa que o pós-operatório levará entre cinco a sete dias, mas por se tratar de um paciente de 86 anos, serão tomadas todas as precauções necessárias.
Fonte: Vatican News
É possível viver em um mundo sem guerras?
Como promover a paz em tempos tão difíceis e conflituosos?
Amor ao próximo: dicas para transformar a convivência com os vizinhos
Conviver com os vizinhos é uma oportunidade de viver o Evangelho, praticando amor, paciência, perdão e solidariedade diariamente.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.