Santo Padre

Papa: “a oração é a respiração da fé”

"só pode ser descrita na simplicidade de quem a vive"

Escrito por Redação A12

24 JAN 2024 - 11H41 (Atualizada em 24 JAN 2024 - 15H26)

Herlanzer / Shutterstock

O Papa Francisco deu início as celebrações do Ano da Oração, que acontece em preparação ao Jubileu 2025. Este é um ano no qual somos convidados a refletir e estar em constante oração diante das necessidades do mundo.

Nesta semana, o prefácio escrito pelo Papa para o livro “Orar hoje. Um desafio a ser superado” foi publicado pela LEV e assinado pelo cardeal Angelo Comastri. Esse é o primeiro livro de uma série especial de pequenos textos que serão publicados no Ano da Oração.

O texto foi publicado na íntegra, na última terça-feira (23), pelo jornal Avvenire, diário da Conferência Episcopal Italiana (CEI), nele o Santo Padre refletiu a importância da oração na vida dos cristãos. Leia Mais2024 é o Ano da Oração em preparação para JubileuA tradição em celebrar jubileus na Igreja

A oração é a respiração da fé, é sua expressão mais adequada. Como um grito silencioso que sai do coração daqueles que acreditam e se entregam a Deus. Não é fácil encontrar palavras para expressar esse mistério.

Quantas definições de oração podemos encontrar nos santos e mestres da espiritualidade, bem como nas reflexões dos teólogos! No entanto, ela só pode ser descrita na simplicidade de quem a vive”.

Francisco lembrou no prefácio que o ano de 2023 foi dedicado à “redescoberta dos ensinamentos conciliares, contidos principalmente nas quatro Constituições do Vaticano II”, e diante disso colocar em prática os ensinamentos de “proclamar a beleza da fé”. Além disso, reforçou que a oração fortalece e prepara os cristãos.

Agora é o momento de nos prepararmos para o ano de 2024, que será inteiramente dedicado à oração. De fato, em nosso tempo, sente-se cada vez mais a necessidade de uma verdadeira espiritualidade, capaz de responder às grandes interpelações que surgem todos os dias em nossa vida, provocadas também por um cenário mundial que certamente não é sereno”.

Ele completou falando sobre a necessidade de uma oração verdadeira, em que falamos com clareza ao Senhor e destacou a importância da constância em nossos momentos de oração.

“É um tempo em que, tanto pessoal como comunitariamente, se pode redescobrir a alegria de rezar na variedade de formas e expressões. Um tempo significativo para aumentar a certeza de nossa fé e confiança na intercessão da Virgem Maria e dos santos. Em suma, um ano para fazer a experiência quase de uma “escola de oração”, sem tomar nada como certo ou óbvio, sobretudo no que diz respeito à nossa maneira de orar, mas fazendo nossas, todos os dias, as palavras dos discípulos quando pediram a Jesus: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11,1)”.

É por meio da oração que o Pai nos escuta e essa prática deve ser diária na vida de cada um. A oração nos une, ela nos ajuda, ela leva nossas preces a Deus, ela nos aproxima Dele.

“Neste ano, somos convidados a nos tornarmos mais humildes e a abrir espaço para a oração que brota do Espírito Santo. É Ele quem sabe como colocar as palavras certas em nosso coração e em nossos lábios para serem ouvidas pelo Pai. A oração no Espírito Santo é o que nos une a Jesus e nos permite aderir à vontade do Pai”.

O Papa finalizou com uma prece:

“Espero que em todos os santuários do mundo, lugares privilegiados de oração, aumentem as iniciativas para que cada peregrino encontre um oásis de serenidade e parta novamente com o coração cheio de consolação. Que a oração pessoal e comunitária se torne incessante, sem interrupção, de acordo com a vontade do Senhor Jesus (cf. Lucas 18,1), para que o Reino de Deus se estenda e o Evangelho chegue a todas as pessoas que pedem amor e perdão”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...