O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (29), em audiência, no Vaticano, a delegação do Real Clube de Tênis de Barcelona devido aos seus 125 anos de fundação.
No encontro o Santo Padre destacou a importância do esporte na vida do ser humano, para seu desenvolvimento, salientando “mais uma vez as oportunidades que o esporte oferece para o crescimento de cada pessoa e de cada sociedade”. Leia Mais"Nas tentações, é preciso invocar Jesus!", diz o PapaPapa envia mensagem à idosa de 107 anos
O pontífice parabenizou a equipe pela vitória do tenista italiano Jannik Sinner, no último domingo, na Austrália. E fez uma análise do individualismo do esporte com a história do clube.
“O tênis em particular, por não ser um jogo de equipe, mas individual ou em pares, apresenta uma faceta interessante para nossa reflexão. Parece que o confronto entre os jogadores tem a ver, acima de tudo, com o desejo de estar acima do adversário.
No entanto, se olharmos para a história do seu clube podemos constatar que na realidade, desde sua origem inglesa, ele é uma expressão da abertura dos fundadores para o bem que poderia vir do exterior e para um diálogo com outras culturas, o que lhes permitiu dar vida a novas realidades”.
Francisco aproveitou para falar sobre a importância de viver de forma íntegra, assim como pede as regras de um esporte, pois se jogarmos fora das regras seremos punidos, caso contrário, mesmo que não se alcance a vitória, seremos bons jogadores.
“Esta é uma lição tão válida para os nossos dias como foi 125 anos atrás. Nem no tênis, nem na vida podemos vencer sempre, mas será um combate enriquecedor se, jogando educadamente e de acordo com as regras, aprendermos que não é um combate, mas sim um diálogo que envolve o nosso esforço e nos permite melhorar”.
Ele ainda completou explicando que nunca estamos sozinhos no “jogo”, Deus sempre está conosco.
“No campo de jogo, assim como no campo da existência, às vezes nos sentimos sozinhos, às vezes apoiados por quem joga conosco neste jogo da vida. Mas, mesmo quando jogamos “individualmente”, estamos sempre na presença do Senhor, que nos ensina o que significa o respeito, a compreensão e a necessidade de comunicação constante com o outro”.
Francisco recordou que o Real Clube de Tênis de Barcelona formou “figuras internacionais do tênis”. Destacou o trabalho com as crianças e destacou que “é um grande desafio, mas quando trabalhamos com as crianças, que sonham com um futuro esportivo de excelência, as exigências do treinamento não podem estar acima do crescimento integral delas”.
O Santo Padre finalizou com o pedido de cuidado com as crianças e salientou novamente a importância do esporte na formação de um ser humano.
“Não há nada mais importante do que esse desenvolvimento humano e espiritual. Portanto, cuidem das crianças, daquelas que podem se beneficiar dos valores do esporte em ambientes sociais complexos e também daquelas que poderão ter sucesso na alta competição. Que elas não deixem de ser crianças”.
Fonte: Vatican News
Primeira intenção do Papa para 2025 é pelo direito à educação
Papa Francisco pede orações e ações pelo direito à educação dos migrantes e refugiados no primeiro mês do Ano Santo.
Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é aberta no Jubileu da Esperança
No primeiro dia de 2025, a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior foi aberta pelo cardeal Rolandas Makrickas, marcando a quarta a Porta Santa do Jubileu da Esperança.
5 dicas bíblicas para iniciar um novo ano
A Palavra de Deus deve ser o nosso guia para começar o novo ano!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.