Em 20 de outubro, a Igreja do mundo todo celebra o 98º Dia Mundial das Missões. “Ide e convidai a todos para o banquete” é o tema proposto pelo Papa Francisco em sua mensagem destinada a este dia, escolhido em fevereiro deste ano, extraído do Evangelho de Mateus, da parábola do banquete nupcial.
O Santo Padre teve como base de sua mensagem a reflexão desta frase-chave, que ilustra aspectos importantes da evangelização por meio do contexto da parábola e a vida de Jesus.
“Tais aspectos revelam-se particularmente atuais para todos nós, discípulos-missionários de Cristo, nesta fase final do percurso sinodal que, conforme o lema 'Comunhão, participação, missão', deverá relançar na Igreja o seu compromisso prioritário, isto é, o anúncio do Evangelho no mundo contemporâneo”.
Segundo o Papa, há dois verbos que expressam o núcleo da missão, ‘ide’ e ‘convidai’:
“A missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus. Deus, grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para o chamar à felicidade do seu Reino, apesar da indiferença ou da recusa. Por isso, a Igreja continuará ultrapassando todo e qualquer limite, saindo incessantemente sem se cansar nem desanimar perante dificuldades e obstáculos, a fim de cumprir fielmente a missão recebida do Senhor”, ressalta.
A seguir, o Pontífice agradece aos missionários e missionárias que, respondendo ao chamado de Cristo, deixaram tudo e partiram para longe da sua pátria a fim de levar a Boa Nova aonde o povo ainda não a recebeu ou só recentemente é que a conheceu. “Continuamos a rezar e a agradecer a Deus pelas novas e numerosas vocações missionárias para esta obra de evangelização até os confins da terra”, sublinha.
Voltando à ordem do rei aos servos na parábola, o Papa fala sobre o verbo “convidar”:
“Enquanto o mundo propõe os vários ‘banquetes’ do consumismo, do bem-estar egoísta, da acumulação, do individualismo, o Evangelho chama a todos para o banquete divino onde reinam a alegria, a partilha, a justiça, a fraternidade, na comunhão com Deus e com os outros”.
No Ano Santo dedicado à oração, como preparação para o Jubileu de 2025, o Pontífice convida a todos a intensificar também e sobretudo a participação na missa e a oração pela missão evangelizadora da Igreja.
“A oração quotidiana e, de modo particular, a Eucaristia, fazem de nós peregrinos-missionários da esperança, a caminho da vida sem fim em Deus, do banquete nupcial preparado por Deus para todos os seus filhos”.
:: Dia Mundial das Missões: coleta missionária será realizada neste fim de semana
Fonte: Vatican News
Ao nascer, Cristo abriu para nós a porta da Salvação
O Natal celebra a chegada da salvação por meio da encarnação de Jesus. Ele é a grande luz que ilumina nossas trevas e nos oferece esperança e vida nova.
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.