Na Solenidade de Cristo Rei, celebrada no último domingo (24), o Papa Francisco dirigiu uma mensagem especial aos jovens durante a Jornada Mundial da Juventude em nível diocesano, durante a homilia proferida na Basílica de São Pedro.
O Pontífice chamou a juventude a focar no essencial: Jesus Cristo e o amor verdadeiro, destacando a importância de não se deixar enganar por ilusões passageiras. “Queridas jovens e queridos jovens, cuidado para não os deixar embriagar pelas ilusões. Por favor, sejam concretos. A realidade é concreta. Cuidado com as ilusões.”
Francisco incentivou os jovens a responderem às acusações com obras de amor, que são o verdadeiro legado de uma vida autêntica. “O que fica e torna a vida bela são as obras de amor. O resto não conta. Não tenham medo das ‘condenações’ do mundo. Continuem a amar! Mas amar à luz do Senhor, a dar a vida para ajudar os outros.”
Outro ponto central de sua reflexão foi a tentação de buscar aprovação nas redes sociais ou na sociedade. O Papa alertou contra o desejo de ser “estrela por um dia” e enfatizou a importância de ser autêntico e fiel à própria dignidade.
“Não maquiem a alma, não maquiem o coração, sejam como são, sinceros e transparentes. Não se contentem em ser ‘estrelas por um dia’. O céu em que são chamados a brilhar é maior: é o céu do amor, é o céu de Deus!”
Por fim, Francisco destacou a importância de viver na verdade e evitar o egoísmo que afasta as pessoas de Deus e do próximo, chamando a atenção para a “doença do ‘eu’”, que alimenta a injustiça e a infelicidade. “Cuidado com esta doença do ‘eu’ dirigido a si mesmo: eu, mim, comigo. Isso nos impede de olhar para os outros e nos torna prisioneiros de nós mesmos.”
O Papa concluiu relembrando o exemplo do Beato Pier Giorgio Frassati, que será canonizado em 2025, como modelo de uma vida movida pelo amor concreto:
“Sem o amor não vivemos mais, apenas vamos vivendo. Queremos viver de verdade, não apenas existir.”
:: Papa no Angelus: “quem ocupa o ‘trono’ de seus corações?”
Fonte: Vatican News
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.