Santo Padre

Papa assina declaração inter-religiosa em Jacarta com chefe de mesquita

Escrito por Redação A12

05 SET 2024 - 17H12 (Atualizada em 05 SET 2024 - 17H25)

Vatican Media

O terceiro dia da viagem apostólica à Ásia e Oceania do Papa Francisco iniciou com um documento assinado em prol do discurso inter-religioso. Em Jacarta, capital da Indonésia, o Pontífice e o Grande Imã da Mesquita Istiqlal, Dr. Nasaruddin Umar assinaram a Declaração Conjunta de Istiqlal 2024, destacando a força do valor comum perante todas as tradições religiosas, que devem ser promovidos para derrotar a cultura da violência e promover a reconciliação e a paz. 

O local do encontro foi o chamado "túnel da amizade", que liga a Mesquita Istiqlal à Catedral de Nossa Senhora da Assunção, símbolo de fraternidade entre as religiões.

"Perante tantos sinais de ameaça, face aos tempos sombrios, contrapomos o sinal da fraternidade que, acolhendo o outro e respeitando a sua identidade, o incentiva a percorrer um caminho comum, feito de amizade e rumo à luz”, disse em seu discurso.

Ao concluir, Francisco disse que promover a harmonia religiosa em prol da humanidade é o nosso chamado comum e o título da declaração conjunta que foi assinada.

"A Indonésia é um grande país, um mosaico de culturas, de etnias e tradições religiosas, uma riquíssima diversidade, que se reflete também na variedade do ecossistema e do ambiente circundante. E se é verdade que hospedam a maior mina de ouro do mundo, saibam que o tesouro mais precioso é a vontade de que as diferenças não se tornem motivo de conflito, mas se harmonizem na concórdia e no respeito mútuo. Harmonia, é isso que vocês fazem. Não percam esse dom! 'Bhinneka Tunggal Ika', unidos na diversidade."

Vatican Media
Vatican Media


Ainda pela manhã, o Santo Padre se encontrou com uma centena de doentes, pessoas com deficiência e pobres assistidos pelas realidades caritativas da Igreja indonésia pelas Obras de Caridadena, na nova sede da Conferência Episcopal. “Vocês são pequenas estrelas brilhantes no céu deste arquipélago, os membros mais preciosos desta Igreja”, saudou o Papa ao ouvir testemunhos e depoimentos.

O Pontífice doou à Conferência Episcopal da Indonésia um grande ícone da Virgem “Portaitissa”, uma representação especial da Virgem Maria “Odighitria” - que em grego significa “Aquela que mostra o caminho”.

Vatican Media
Vatican Media


E por fim, o Papa Francisco celebrou a primeira missa pública de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional, no Estádio Gelora Bung Karno, em Jacarta, na Indonésia. Na homilia, o Santo Padre citou duas atitudes fundamentais que o encontro com Jesus nos convida a viver e que nos tornam seus discípulos: escutar a Palavra e viver a Palavra.

"Perante o entontecimento e a vaidade das palavras humanas, faz falta a Palavra de Deus, a única que é bússola para o nosso caminho e é capaz de, no meio de tantas feridas e perplexidades, nos reconduzir ao verdadeiro sentido da vida", disse ainda o Papa.

Falando diretamente aos indonésios, pediu para ousarem sempre no sonho da fraternidade que é "um verdadeiro tesouro" entre eles.

"Com a Palavra do Senhor encorajo-vos a semear o amor, a percorrer com confiança o caminho do diálogo, a praticar continuamente a bondade e amabilidade com o sorriso que vos caracteriza, a serem construtores de unidade e de paz. Sede construtores de esperança, daquela esperança do Evangelho que não desilude e abre a uma alegria sem fim", concluiu.

Vatican Media
Vatican Media

:: Papa Francisco em seu segundo dia de compromissos na Indonésia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...