Santo Padre

Papa: "Batismo é o nosso nascimento para Deus"

No primeiro Angelus dominical de 2024, Papa Francisco nos convida a lembrar de nosso batismo

Escrito por Redação A12

07 JAN 2024 - 11H38 (Atualizada em 08 JAN 2024 - 14H47)

Vatican Media

No primeiro Angelus de 2024 neste domingo (07)Festa do Batismo do Senhor, celebrado no Vaticano e em outros países (no Brasil será celebrado na segunda-feira, 8 de janeiro), o Papa Francisco encontrou-se com fiéis e peregrinos na Praça São Pedro e enfatizou a importância deste sacramento na vida dos cristãos.

“O povo vai para ser batizado com humildade, com sinceridade, com a alma e os pés descobertos, e Jesus também vai inaugurando seu ministério, e mostra que deseja estar perto dos pecadores, que veio para eles, para nós, para todos nós!”

No Evangelho de Marcos, João Batista reconheceu publicamente em Jesus como alguém "mais forte" do que ele, que "batizará no Espírito Santo". Então os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre Jesus como uma pomba e, do alto, a voz do Pai proclamou: "Tu és o meu Filho, o Amado: em ti pus a minha confiança".

Leia MaisO que diz o Papa sobre o Batismo?O Pontífice explicou que, se por um lado nos revela que Jesus é o Filho de Deus, por outro nos fala do nosso Batismo, que nos tornou filhos de Deus.

“No Batismo Deus vem a nós, Ele purifica e cura nossos corações, faz de nós seus filhos para sempre, seu povo e sua família, herdeiros do Paraíso. Deus se torna íntimo de nós e não nos deixa mais.”

O Santo Padre enfatizou a importância de além de lembrarmos a data do nosso nascimento, também devemos lembrar o dia que nascemos para Deus:

"Pergunto a todos vocês, que cada um reflita: será que me lembro da data do meu batismo? Se não se lembram, quando voltarem para casa, procurem saber para que nunca mais se esqueçam, porque é um novo aniversário, porque com o Batismo vocês nasceram para a vida de Graça. Agradeça ao Senhor pelo batismo!"

Antes de encerrar sua meditação, Francisco convidou os fiéis e peregrinos a se questionarem:

Estou ciente do imenso presente que trago dentro de mim por meio do Batismo? Reconheço, em minha vida, a luz da presença de Deus, que me vê como seu filho amado, como sua filha amada?”

E por fim, o Pontífice pediu a todos os presentes na Praça São Pedro a realizarem um ato concreto: “em memória do nosso Batismo, vamos acolher a presença de Deus em nós. Podemos fazer isso com o sinal da cruz, que traça em nós a memória da graça de Deus, que nos ama e deseja estar conosco. Vamos fazer isso juntos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...