Leia MaisEsmoleiro do Papa fica preso em tiroteio na UcrâniaPapa Francisco não participará do funeral da Rainha Elizabeth IIO Papa Francisco, em entrevista ao jornal italiano II Mattino, afirmou que a crise climática ao redor do mundo merece a mesma atenção que a pandemia do Covid-19 e as guerras.
A declaração do Pontífice aconteceu após as inundações em Marcas, cidade no interior da Itália, e que deixaram onze mortos na última semana.
O primeiro ministro italiano, Mário Draghi, visitou a zona das inundações na última sexta (16) e declarou estado de emergência no local, que receberá 5 milhões de euros do governo para auxiliar na recuperação local.
“As dramáticas enchentes em Marcas, que provocaram lutos, ruínas e dor, representam mais uma confirmação de que o desafio do clima merece a mesma atenção da Covid e da guerra", disse o Papa.
Essa não é a primeira vez que o Santo Padre se posiciona de forma preocupada com o clima no Planeta Terra. Em julho, junto a diversos líderes mundiais, Francisco pediu que os “gritos de angústia” da Terra por conta das mudanças climáticas sejam escutados.
“Tragicamente, essa doce canção é acompanhada por um grito de angústia. Ou melhor ainda: um coro de gritos de angústia. Em primeiro lugar, é nossa irmã, mãe terra, que grita. Presa de nossos excessos consumistas, ela chora e implora que acabemos com nossos abusos e com a destruição dela”, escreveu na época.
E completou:
“Expostos à crise climática, os pobres sentem ainda mais gravemente o impacto da seca, inundações, furacões e ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes”, disse Francisco.
O Papa, que em 2015 escreveu uma grande encíclica sobre proteção ambiental, mostra sempre a sua preocupação com a Casa Comum, como ele se refere à Terra na Laudato Si.
No texto, Francisco sugere cuidados com a natureza, fala sobre as ações que agridem a Terra e o cuidado também com o próximo.
"Há uma ligação clara entre a proteção da natureza e a construção de uma ordem social justa e equitativa. Não pode haver uma renovação da nossa relação com a natureza sem uma renovação da própria humanidade", disse o Papa.
O Papa, no texto, lembra que a crise social e ambiental são partes do mesmo problema, e que todas as ações devem ser mudadas e analisadas.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.