No A12 você pode saber mais sobre as indulgências. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a indulgência “é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa (remissão)”, ou seja, já perdoados na confissão sacramental.
A Penitenciaria Apostólica do Vaticano publicou um decreto no início de julho, no qual concede indulgência plenária por ocasião da quarta edição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado neste próximo domingo (28), e que este ano reflete sobre o tema “Na velhice não me abandones” (Sl 71,9).
A indulgência plenária será concedida sob estas condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa, aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem nos vários serviços que se realizam em todo o mundo.
O dispositivo de remissão dos pecados, atendendo ao pedido do cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, tem como propósito “aumentar a devoção entre os fiéis e para a salvação das almas, pode também ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório é também concedida aos fiéis que no dia 28 de julho dedicarem tempo adequado para visitar irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.
O decreto também deixa claro que poderão igualmente lucrar a Indulgência Plenária, “pressupostos o desapego a qualquer pecado e a intenção de cumprir assim que possível as três tradicionais condições, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de sair de casa por grave motivo, unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.
Ao fim do documento, assinado pelo Penitenciário-Mor Cardeal Angelo De Donatis e pelo regente Monsenhor Krzysztof Nykiel, para que a oportunidade de alcançar a graça divina possa ser mais facilmente concretizada através da caridade pastoral, a Penitenciaria Apostólica pede firmemente “aos sacerdotes, munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”.
Como será esta celebração no Brasil?
As dioceses, a partir da Pastoral do Idoso, realizarão as Santas Missas com o intuito de refletir sobre a importância das pessoas idosas, reconhecendo sua contribuição inestimável para a sociedade e para a Igreja. A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) Nacional terá uma programação especial, no dia 28 de julho, será celebrada a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 8h presidida por Dom José Antonio Peruzzo, transmitida pela TV Aparecida, pelo YouTube do Santuário Nacional e com cobertura aqui do Portal A12.
Fonte: Vatican News
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.