Santo Padre

Papa convida jornalistas a espalharem esperança

Em 59ª mensagem do Dia Mundial das Comunicações, Papa quer comunicadores de esperança!

Escrito por Redação A12

24 JAN 2025 - 16H07 (Atualizada em 24 JAN 2025 - 16H58)

godongphoto/Shutterstock

Tradicionalmente, na festa de São Francisco de Sales no dia 24 de janeiro, o Papa Francisco divulga a mensagem para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrada em 1º de junho. Este ano, tem um motivo mais especial diante do Jubileu do Mundo das Comunicações, realizado neste fim de semana.

O Santo Padre enfatizou a importância de uma comunicação baseada na mansidão e proximidade. Inspirado em Jesus de Nazaré, “o maior Comunicador de todos os tempos”, o Pontífice convidou os jornalistas a se tornarem verdadeiros “companheiros de viagem”.

Com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações”, inspirado na Primeira Carta de São Pedro (3,15-16), o Papa destacou que a esperança cristã tem um rosto: “o rosto do Senhor ressuscitado”. Não se trata apenas de falar de Deus, mas de viver e transmitir a beleza do Seu amor em cada gesto cotidiano.

Francisco também abordou os desafios da comunicação atual, marcada pela polarização e desinformação. “No centro da comunicação deve estar a responsabilidade pessoal e coletiva para com o próximo”.

O Santo Padre reiterou a necessidade de “desarmar” a comunicação. “Nunca dá bom resultado reduzir a realidade a slogans”, além de criticar a hostilidade presente nos talk shows e nas redes sociais, onde muitas vezes o outro é tratado como inimigo.

O Pontífice sonha com uma comunicação que fale ao coração, gere empatia e inspire esperança. Ele afirmou que o bom comunicador transforma seu público em participantes ativos, promovendo uma verdadeira “cultura do cuidado”.

E como os comunicadores devem agir nas redações? Francisco orienta:

• Descobrir e contar histórias de bem, escondidas por trás das notícias.

• Praticar uma comunicação que cure feridas e promova a paz.

• Ser testemunhas de uma comunicação não hostil.

E concluiu com um apelo: “Tudo isto podem e podemos fá-lo com a graça de Deus, que o Jubileu nos ajuda a receber em abundância”.

:: 3 conselhos do Papa Francisco aos comunicadores

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...