Santo Padre

Papa demonstra preocupação com Bispo preso na Nicarágua

Em seu discurso neste domingo, o Papa disse é preciso uma conversa 'aberta e sincera' para resolver a crise entre igreja e Estado

Escrito por Redação A12

22 AGO 2022 - 11H49 (Atualizada em 22 AGO 2022 - 12H05)

ShutterStock

Leia MaisMenino invade palco, ganha carinho e fica ao lado do PapaExclusivo: Preocupado com indígenas, Papa nomeará Cardeal para AmazôniaNo Angelus do último domingo (21), no Vaticano, o Papa Francisco mostrou preocupação com a crescente tensão entre o governo da Nicarágua e a Igreja Católica.

"Acompanho de perto com preocupação e dor a situação criada na Nicarágua, que envolve pessoas e instituições", disse o Pontífice na Praça de São Pedro.

Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa e crítico do presidente nicaraguense Daniel Ortega, foi preso na sexta-feira (19) e transferido para a residência de sua família em Manágua, onde permanece privado de liberdade, no mais recente episódio do confronto entre o governo e a Igreja.

Francisco expressou sua "convicção e esperança de que, por meio de um diálogo aberto e sincero, ainda possam ser encontradas as bases para uma convivência respeitosa e pacífica".

Álvarez, 55 anos, estava sitiado na Cúria de Matagalpa pela polícia desde 4 de agosto como parte de uma investigação por "organizar grupos violentos" e incitar "ódio" para "desestabilizar o Estado da Nicarágua". O Bispo denunciou o fechamento pelas autoridades de cinco emissoras católicas e exigiu que o governo de Daniel Ortega respeite a "liberdade" religiosa.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou preocupação com os ataques contra a democracia e a Igreja Católica na Nicarágua, segundo um de seus porta-vozes.

Guterres "está muito preocupado com o grave fechamento do espaço civil e democrático na Nicarágua e com as recentes ações contra organizações da sociedade civil, incluindo da Igreja Católica", disse o porta-voz Farhan Haq a repórteres na sede das Nações Unidas.

O Arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, considerou as a detenção como uma "aberração" e pediu a libertação de Álvarez.

O Arcebispado do Peru expressou solidariedade e disse que acompanha "com sua oração aqueles que foram privados de liberdade".

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...