Nesta quinta-feira (21) foi divulgada a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que será celebrado no dia 1º de setembro. A partir desta data é inaugurado o “Tempo da Criação”, que vai até 4 de outubro - Festa de São Francisco de Assis.
Leia MaisIniciativas da Igreja Católica para o cuidado do meio ambienteAparecida Debate: Meio AmbienteBelas canções para inspirar a preservação do meio ambienteEssa é uma iniciativa ecumênica e sua origem está ligada ao Patriarcado de Constantinopla – uma forma de união entre os cristãos para fomentar uma conversão ecológica. A temática escolhida para este ano é “Escuta a voz da Criação".
Na mensagem, o papa lamenta que essa voz se tornou um “grito amargo”, um coro de gritos em decorrência dos maus-tratos humanos.
Para Francisco, há uma única opção para limitar o colapso dos ecossistemas: arrependimento e mudança dos estilos de vida e dos modelos de consumo e produção. Não apenas em âmbito individual, mas também comunitário.
O Pontífice afirmou que esta catástrofe ecológica merece a mesma atenção que outros desafios globais, como as graves crises sanitárias e os conflitos bélicos. O papa menciona ainda dois eventos fundamentais promovidos pelas Nações Unidas: a COP27 sobre o clima, programada para o mês de novembro no Egito, e a COP15 sobre a biodiversidade, que se realizará em dezembro no Canadá.
A mensagem conclui com um convite de Francisco, para que neste “Tempo da Criação” as cúpulas COP27 e COP15 possam se unir à família humana.
“Choremos com o grito amargo da criação, escutemo-lo e respondamos com os fatos para que nós e as gerações futuras possamos ainda alegrar-nos com o canto doce de vida e de esperança das criaturas.”
:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: Vatican News
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.