O Papa Francisco recebeu no Vaticano, na última quinta-feira (07), membros da Associação Bíblica Italiana e docentes da Sagrada Escritura.
Eles participaram do XLVII Semana Bíblica Nacional, em Roma, e se reuniram em Audiência com Francisco durante a semana de estudos.
No encontro, o Papa desenvolveu seu discurso baseado no tema da Semana Bíblica: “Aliança e alianças entre universalismo e particularismo”. Na mensagem, o Papa destaca que o tema é uma das maiores preocupações atuais da Igreja.
“Prossigam em sua missão de ajudar o povo de Deus a se alimentar da Palavra, para que a Bíblia seja cada vez mais patrimônio de todos”, falou o Papa.
De acordo com o Santo Padre, as três alianças sobre as quais estão refletindo a Semana Bíblica, de fato, envolvem intimamente as relações da Igreja com o mundo contemporâneo.
A aliança com Noé enfoca o relacionamento entre a humanidade e a criação. A aliança com Abraão enfoca as três grandes religiões monoteístas em sua matriz comum: a fé em Deus como condição de unidade e de fecundidade. A Aliança do Sinai, por fim, diz respeito à dádiva da Lei e à eleição de Israel como instrumento de salvação para todos os povos, resumiu o Papa.
Francisco refletiu sobre a atualidade destes três temas e, à luz deles, sobre o valor do trabalho desenvolvido pela Associação Bíblica Italiana.
Antes de finalizar seu discurso, o Papa Francisco recordou que a Associação Bíblica trabalha em colaboração com o Pontifício Instituto Bíblico e isso, de acordo com Francisco, oferece um exemplo da sinergia que precisa ser promovida com urgência, em Roma e em outros lugares, para não correr o risco de uma extinção irreparável.
Mês da Bíblia no Brasil
No Brasil já é uma tradição que setembro seja celebrado pela Igreja Católica, desde 1971, como “Mês da Bíblia”.
Desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no último domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como "Mês da Bíblia" porque no dia 30, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo (que viveu de 340 até 420 d.C).
Ele foi um grande biblista e foi quem traduziu a Bíblia dos originais (grego, hebraico e aramaico) para o latim, que naquela época era a língua falada e usada também na liturgia da Igreja.
Fonte: Vatican News
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...