O Papa Francisco, através de uma mensagem, participa da Pré-Cúpula sobre sistemas alimentares da ONU, nesta segunda-feira (26), em Roma, junto com representantes de mais de 110 governos do mundo e, entre eles, o Brasil. Até quarta-feira (28), será preparado o maior evento global sobre o tema, agendado para setembro, na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Na mensagem, o Santo Padre destaca a fome como um dos maiores desafios hoje, pois a insegurança alimentar e a desnutrição na era da Covid-19 projetaram ainda mais as Injustiças:
"Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso ‘constitui um verdadeiro escândalo’, um crime que viola direitos humanos básicos. Portanto, é um dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas.”
Leia MaisO que significa Igreja em “saída” proposta pelo Papa Francisco?Dentro deste contexto, o Santo Padre reflete que não basta produzir alimentos, mas é preciso uma nova mentalidade e uma nova abordagem integral, e projetar sistemas alimentares que protejam a Terra e mantenham a dignidade da pessoa humana no centro; que garantam alimentos suficientes globalmente e promovam o trabalho digno em nível local; e que alimentem o mundo de hoje, sem comprometer o futuro.
O Papa, então, orienta para a recuperação do setor rural como ação fundamental na pós-pandemia e para corrigir as raízes do nosso sistema alimentar injusto. Ele sugeriu políticas e iniciativas que atendam plenamente às necessidades das mulheres rurais, promovam o emprego de jovens e melhorem o trabalho dos agricultores nas áreas mais pobres e mais remotas:
“Ao longo deste encontro, temos a responsabilidade de realizar o sonho de um mundo onde o pão, a água, os remédios e o trabalho fluam em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. A Santa Sé e a Igreja Católica estarão a serviço desse nobre objetivo, oferecendo a sua contribuição, unindo forças e vontades, ações e sábias decisões”.
A Vatican News também divulgou um vídeo em que o Papa Francisco reforça a preocupação com as vítimas da fome e da desnutrição no mundo. O Pontífice chama a todos, novamente, para “mudar os estilos de vida, o uso dos recursos, os critérios de produção até o consumo” para garantir sistemas alimentares sustentáveis.
Veja na íntegra abaixo.
Fonte: *Com informações da Vatican News
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.