O Santo Padre, o Papa Francisco, falou durante a Audiência Geral desta quarta-feira (25), sobre quatro caraterísticas essenciais da vida eclesial:
Ouvir o ensinamento dos apóstolos;
Salvaguardar a comunhão recíproca;
Partir o pão, ou seja, Eucaristia;
Oração.
Para o Papa tais características nos lembram que a existência da Igreja tem significado: “Se permanecer firmemente unida a Cristo, ou seja, na comunidade, na sua palavra, na Eucaristia e na oração. É a maneira de nos unirmos a Cristo”.
Leia MaisOlhar o pobre com a intenção de agradar a Deus e não a si mesmoSegundo o Sumo Pontífice, a Igreja não é um mercado:
“A Igreja não é um grupo de empresários que vão adiante com a empresa nova. A Igreja é obra do Espírito Santo que Jesus nos enviou para nos reunir. A Igreja é o trabalho do Espírito na comunidade cristã, na vida comunitária, na Eucaristia, na oração. Sempre! E tudo o que cresce fora dessas coordenadas não tem fundamento. É como uma casa construída sobre a areia. É Deus quem faz a Igreja, e não o clamor das obras. É a palavra de Jesus que enche de significado os nossos esforços. É na humildade que se constrói o futuro do mundo.”
Francisco também afirmou sentir muita tristeza quando uma comunidade que tem boa vontade, erra o caminho, pois pensa em fazer da Igreja um encontro, como se fosse um partido político. Ele questionou:
“Onde está o Espírito Santo ali, onde está a oração, o amor comunitário, onde está a Eucaristia? Se falta isso, falta o Espírito, e se falta o Espírito seremos uma bonita associação humanista, de beneficência, até mesmo um ‘partido’ podemos dizer ‘eclesial’, mas não há Igreja. A Igreja não cresce com essas coisas, não cresce por proselitismo, como qualquer empresa, cresce por atração, e quem movimenta a atração é o Espírito Santo. Não nos esqueçamos essas palavras de Bento XVI: ‘A Igreja não cresce por proselitismo, cresce por atração’. Se falta o Espírito Santo, não há Igreja ali, há um bonito clube de amigos, com boas intenções, mas não há Igreja, não há sinodalidade”.
Fonte: * Com informações da Vatican News
Desconstruindo o medo: como a vulnerabilidade nos fortalece
A obra "Vulnerabilidade" de René Dentiz, nos convida à coragem e à transformação pessoal, abordando temas mais evidentes até os mais desafiadores.
A12 completa 15 Anos: veja onde chegamos!
O A12 celebra 15 anos de impacto digital, unindo fé, conteúdo de qualidade e tecnologia para milhares de pessoas.
Músicas para a celebração do Domingo da Palavra do Senhor
O Domingo da Palavra do Senhor foi instituído pelo Papa Francisco em 2019 e é celebrado no terceiro domingo do Tempo Comum, promovendo a reflexão da Sagrada Escritura.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.