Nesta segunda-feira (09), o Papa Francisco recebeu professores e estudantes da Universidade de Macerata, no sul da Itália.
Em seu discurso, o Pontífice falou sobre os caminhos que se abrem para cada um durante o período em que frequentam a universidade.
“A universidade é o lugar onde a mente se abre para os horizontes do conhecimento, para os horizontes da vida, do mundo, da história. Naturalmente, isto parte de uma perspectiva precisa do estudo profundo e metódico de uma área temática, mas sempre com uma mente aberta, sempre para um conhecimento integral do mundo e do homem”, ressaltou.
Francisco analisou a mistura de vivências que é possível encontrar em uma universidade, proporcionando mudanças e troca de conhecimentos. Professores e alunos se misturam em meio a histórias, circunstâncias e cenários diferentes.
“O estudante que cruza o limiar da universidade e a frequenta por alguns anos, cada um deles é, em si mesmo, um universo. Na universidade se encontram dois universos: o do mundo, do conhecimento, e o do homem; não do homem genérico, que não existe, mas exatamente daquela pessoa, daquele jovem, com a sua história e a sua personalidade, os seus sonhos e as suas qualidades intelectuais, morais e espirituais".
Cada indivíduo tem sua história e sua particularidade, conhece seus princípios, pensamentos e caminhos. O Papa reiterou que “cada pessoa é um universo, que só Deus conhece plenamente, com um respeito incomparável”.
Mencionando São João Newman em sua reflexão, o Santo Padre explicou que é nesse período que o jovem vai formar hábito mental que dura toda uma vida.
“Este crescimento humano das pessoas só pode ter um impacto positivo na sociedade. Portanto, investir na formação, nas escolas e nas universidades é o melhor investimento para o futuro de um país. Sabemos disso, muitas vezes ouvimos repetir, mas as decisões nem sempre são tomadas de forma consistente”.
O Pontífice concluiu seu discurso afirmando que o desafio da universidade é envolver dois horizontes diferentes, para que seja possível existir um diálogo saudável e construtivo.
“Este, eu diria, é o desafio da universidade: reunir estes dois horizontes, o do mundo e o pessoal, para que eles possam dialogar, e deste diálogo nasce o crescimento da humanidade”.
Fonte: Vatican News
O que ocorre na dedicação de uma igreja?
Saiba como é realizado um rito de dedicação de uma igreja recém-construída e partes das orações ditas pelo bispo presidente.
Comissão avança no cuidado e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis
A Comissão de Escuta e Proteção do Regional Norte 1 da CNBB realizou uma reunião virtual para definir as próximas ações. Dom Hudson Ribeiro enfatizou o compromisso da equipe e a esperança renovada com o encontro.
Chapecó e Joinville se tornam Arquidioceses em Santa Catarina
Confira os depoimentos dos futuros arcebispos das cidades catarinenses
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.