O Papa Francisco surpreendeu os fiéis ao aparecer na celebração eucarística que marca o encerramento do Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde, presidida por Dom Rino Fisichella. Em meio à convalescença, o Santo Padre apareceu diante do altar em sua cadeira de rodas e fazendo uso de oxigenação, acenou, abençoou e disse com simplicidade:
“Bom domingo a todos! Muito obrigado!”
Antes disso, o Pontífice participou do sacramento da reconciliação na Basílica de São Pedro, rezou e atravessou a Porta Santa. Ao final da missa, foi lida uma mensagem de gratidão aos presentes:
“O Papa agradece do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde, desejando que a peregrinação jubilar seja rica de frutos.”
O Papa Francisco segue em recuperação na Casa Santa Marta, apresentando melhora gradual em seu estado de saúde. Segundo o último boletim médico, houve avanços na respiração, mobilidade e uso da voz. Os exames também mostram leve queda nos indicadores de infecção. O tratamento continua com apoio medicamentoso, fisioterapia e exercícios respiratórios. A oxigenação segue controlada: uso normal durante o dia e, à noite, apenas quando necessário, com fluxo elevado.
Durante o Angelus, Francisco refletiu sobre o Evangelho da mulher adúltera, dizendo que Jesus devolve a dignidade aos que caíram. Com emoção, fez um paralelo com sua própria condição de saúde:
“Também agora, na minha convalescença, sinto o ‘dedo de Deus’ e experimento a sua carícia cuidadosa.”
O Papa pediu que esse toque divino alcance todos os que sofrem e inspire força nos profissionais da saúde:
“Rezo pelos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, que nem sempre são ajudados a trabalhar em condições adequadas.”
O Santo Padre pediu investimento em pesquisa e acesso digno ao cuidado médico, principalmente para os mais pobres e frágeis.
O Papa mencionou ainda uma carta recebida de mulheres encarceradas: “Agradeço às detentas da prisão feminina de Rebibbia pelo bilhete que me enviaram. Oro por elas e por suas famílias.”
Francisco também falou sobre o valor do esporte como instrumento de inclusão e fraternidade, lembrando o Dia Mundial do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento. Agradeceu às associações que educam por meio do exemplo.
No encerramento, renovou um forte apelo pela paz, recordando a dor de povos em guerra: “Continuemos a rezar pela paz: na Ucrânia, em Gaza, no Sudão, no Congo, em Mianmar e no Haiti.”
Francisco concluiu pedindo a proteção da Mãe de Deus para todos os que sofrem.
Fonte: Vatican News
Segunda-feira Santa: Qual o seu perfume de nardo para Jesus?
A liturgia da Palavra, na Segunda-feira Santa, nos convida a observarmos especialmente a postura de Maria, irmã de Lázaro, que unge os pés de Jesus.
Por que o Domingo de Ramos antecipa a narração da Paixão de Cristo?
Entenda por que a Paixão de Cristo é proclamada já no Domingo de Ramos e como essa escolha litúrgica nos ajuda a viver melhor a Semana Santa.
Dom Orlando Brandes celebra mais um aniversário neste domingo
Neste domingo, além do início da celebração de Ramos, o Santuário Nacional comemora os 79 anos do dom da vida de Dom Orlando Brandes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.