De 1º de setembro a 4 de outubro, cristãos de todo o mundo são convidados a participar do Tempo da Criação, uma iniciativa de oração e compromisso com o cuidado da Casa Comum. Em 2025, o tema escolhido pelo Papa Francisco é “Sementes de Paz e Esperança”, destacando o vínculo entre o meio ambiente e a construção da paz.
A proposta integra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco em 2015, pouco após o lançamento da Encíclica Laudato si’, e marca o início desse período especial de reflexão e ação. Inspirado por outras Igrejas cristãs, o tempo convida todos os fiéis a renovar sua relação com Deus, com os outros e com a criação.
Em sua mensagem, o Papa Francisco afirma: “Há uma conexão muito estreita entre guerra e violência, por um lado, e a degradação da nossa Casa comum e o desperdício de recursos, por outro.”
Ou seja, os conflitos que ferem a humanidade também machucam a criação. Armas, destruição e desperdício caminham lado a lado com a poluição, o desmatamento e o desequilíbrio climático. Por isso, o cuidado com a Terra é também um caminho para a paz.
O tema do próximo ano, “paz com a criação”, celebra os dez anos da encíclica Laudato si’ e será vivido durante o Ano Jubilar de 2025. O trecho bíblico que inspira a edição é Isaías 32,14-18, onde a justiça e a paz brotam como frutos da fidelidade a Deus.
:: Faça a leitura da liturgia diária do Deus Conosco no App Aparecida!
A imagem da “semente” representa o compromisso concreto e duradouro. Para o Papa, a paz precisa ser cultivada com paciência e perseverança. A mensagem oficial traz exemplos de práticas sustentáveis e projetos de esperança em diferentes continentes, mostrando que cada ação conta.
Além de rezar, o convite é para agir: cuidar da água, reduzir o consumo, plantar, reciclar e defender a vida. Tudo isso faz parte do chamado cristão à conversão ecológica.

É uma iniciativa ecumênica, vivida por católicos, protestantes e ortodoxos. Começa em 1º de setembro e termina em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia. É um tempo para escutar a voz da criação, rezar, refletir e transformar hábitos.
Participar do Tempo da Criação é o dever do cristão que busca reconhecer que o planeta clama por cuidado — e que os cristãos podem ser sinal de esperança neste mundo ferido.
“A paz duradoura precisa ser construída em conjunto. Que este Tempo da Criação nos ajude a semear com coragem e fé”, deseja o Papa.
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.