Na última terça-feira (15), o Papa Francisco, através de um “motu proprio” – decisão individual do Santo Padre -, transferiu para os bispos algumas competências que eram de responsabilidade da Santa Sé.
De acordo com a decisão do Papa, ficou estabelecida novas regras para a Igreja no mundo. Os ordinários locais poderão intervir na gestão dos seminários, na formação sacerdotal, na redação de catecismos e em outras áreas sem requerer aprovação do Vaticano, mas uma confirmação mais simples.
A novidade principal na decisão do Papa Francisco é a alteração para apenas "confirmação" de assuntos que antes precisavam de aprovação do Vaticano. O objetivo do “motu proprio”, como escrito no próprio comunicado, é favorecer uma descentralização que torne as decisões no campo eclesial mais dinâmicas.
O “motu proprio”, com o qual algumas normas dos dois Códigos da Igreja Católica - o Código de Direito Canônico para a Igreja latina e o Código dos Cânones das Igrejas Orientais para a Igreja Oriental - são alteradas, é mais uma peça que se une ao trabalho de reforma que o Papa Francisco começou desde o início de seu pontificado.
As mudanças normativas que estão sendo feitas com este "motu proprio" refletem ainda mais a universalidade compartilhada e plural da Igreja, que inclui as diferenças sem homologá-las, garantida, no que diz respeito à sua unidade, pelo ministério do Santo Padre.
.:: Papa Francisco visitará Malta no início de abril
.:: Papa recebe camisa de Cristiano Ronaldo em encontro com a mãe do craque
.:: No Dia Mundial do Enfermo, Papa lembra dos profissionais da saúde
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.