Um dia de festa e de vida foi celebrado na Santa Sé neste domingo (12). Na tradicional oração mariana do Ângelus, o Papa Francisco convidou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro a valorizar e a recordar o Sacramento do Batismo, celebrando-o como “um novo aniversário”.
O Santo Padre refletiu a atitude da profunda humildade de Jesus ao seu povo para receber o Sacramento de João Batista.
"Gosto de lembrar as palavras de um hino na liturgia de hoje: Jesus vai ser batizado por João 'com a alma nua e os pés descalços'. E quando Jesus recebe o batismo, o Espírito se manifesta e acontece a Epifania de Deus, que revela sua face no Filho e faz ouvir sua voz dizendo: 'Tu és meu Filho, o Amado; em ti pus minha vontade'", diz o Papa.
Acompanhados pelo rosto e pela voz do Senhor
São dois elementos que Francisco destaca, dizendo que Deus estabelece um terreno “privilegiado” para o diálogo com os seus filhos e nos faz questões para refletirmos nesta importante celebração.
"Queridos irmãos e irmãs, a festa de hoje nos faz contemplar o rosto e a voz de Deus, que se manifestam na humanidade de Jesus. Portanto, perguntemo-nos: nós nos sentimos amados? Eu me sinto amado e acompanhado por Deus, ou sinto que Deus está distante de mim? Somos capazes de reconhecer seu rosto em Jesus e em nossos irmãos e irmãs? E estamos acostumados a ouvir sua voz?".
Ao fim da reflexão, o Santo Padre ressalta mais questões, da certeza que somos amados e acompanhados por Deus, que devemos estar sempre em companhia de Jesus, face e voz de Deus, e sempre lembrar da data do nosso batismo.
"E comemoramos a data como um novo aniversário: o do nascimento no Espírito de Deus. Não se esqueçam! Este é um trabalho a ser feito em casa: a data do meu batismo. Entreguemo-nos à Virgem Maria, invocando sua ajuda. E não se esqueçam da data do batismo!".
Crianças recebem sacramento para uma vida nova em Cristo
Antes do Ângelus, como uma bela tradição nesta data litúrgica, na Capela Sistina o Papa Francisco batizou 21 filhos dos funcionários do Vaticano. O pontífice deu as orientações aos pais e mães antes do Sacramento de iniciação. "É importante que as crianças se sintam bem. Se estiverem com fome, amamente-as, para que não chorem. Se estiverem com muito calor, troque-as de roupa... Mas que se sintam confortáveis, porque hoje elas estão no comando e devemos servi-las com o Sacramento".
Francisco concedeu o Sacramento, banhando a cabeça de cada criança – acompanhada pelos pais, padrinhos e madrinhas – com água benta. E depois a unção com o sagrado Óleo do Crisma.
"Hoje, cada um de vocês, pais, e a própria Igreja dão o maior, o maior presente: o presente da fé às crianças. Vamos em frente, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Peçamos ao Senhor que eles possam crescer na fé, uma verdadeira humanidade, na alegria da família".
O Sacramento do Batismo para os filhos dos funcionários da Santa Sé teve início em 1981 pelo Papa São João Paulo II. Inicialmente, nos dois primeiros anos, os batismos eram celebrados na histórica Capela Paulina. Contudo, desde 1983, a cerimônia passou a acontecer na Capela Sistina, um dos maiores símbolos da fé e da arte cristã.
Batize seu filho aqui no Santuário Nacional!
Fonte: Vatican News
Faça a prece do turista
Viajar é uma oportunidade de conectar-se com Deus, agradecer e pedir proteção em cada novo caminho.
Inicie o ano com fé: reze a Novena de São Sebastião
Reze a Novena de São Sebastião e fortaleça sua fé com orações e reflexões inspiradoras.
Oração para escolher o nome de um filho
Escolha o nome do seu bebê pedindo ao Espírito Santo que ilumine essa decisão tão especial.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.