Neste domingo (19), Papa Francisco acolheu com alegria os milhares de fiéis que o esperavam na Praça São Pedro para participar da tradicional oração do Angelus.
Ao iniciar sua alocução que precede a oração mariana, o santo padre refletiu sobre a Liturgia do dia, que nos recorda as Bodas de Caná, momento em que Jesus nos deu o seu primeiro sinal e marcando a vida de muitos discípulos que a partir dali passaram a ter mais fé e a segui-lo em sua vida pública.
“O Evangelho da Liturgia de hoje nos fala sobre o primeiro sinal que Jesus realizou, transformando água em vinho durante uma festa de casamento em Caná da Galileia, isso trata de uma narração que antecipa e sintetiza toda a missão de Jesus”.
Francisco destaca que “Jesus é o esposo que veio trazer o vinho novo”, é preciso estarmos atentos. Ele nos acompanha e vê nossas carências, nossas necessidades e prepara o vinho novo, prepara as mudanças em nossas vidas, nos dá seu amparo, seu cuidado.
“Podemos notar duas coisas: a carência e a superabundância. Por um lado, a falta de vinho e Maria diz a seu filho que eles não têm mais vinho; por outro lado, Jesus intervém mandando encher seis grandes ânforas e no final o vinho é tão abundante e requintado que o mestre do banquete elogia o noivo por tê-lo conservado até o fim”.
Naquele momento, Jesus agiu em meio a uma necessidade do povo, uma falta simples. “Sinal nosso é sempre falta, mas o sinal de Deus é a superabundância e a superabundância de Caná é um sinal da carência do homem e Deus responde com a superabundância”, afirma Papa.
O santo padre explica que, quando nos sentimos tristes, fracos e necessitados de Deus, Ele não nos dá um pedacinho de sua presença, Ele nos dá muito. Em tudo o que necessitamos, Ele nos dá com fartura, em abundância. É preciso ter fé e esperança em Deus.
“No banquete da nossa vida, às vezes descobrimos que o vinho está faltando, que está faltando forças, e isso acontece quando as preocupações nos afligem, os medos nos assaltam, as forças perturbadoras do mal nos tiram o gosto da vida, nos tiram a embriagues da alegria e o sabor da esperança. Estejamos atentos diante dessa carência, quando o Senhor dá, Ele nos dá com superabundância”.
Finalizando sua reflexão, Papa Francisco reforçou que quanto mais carência temos, maior será a superabundância de Deus, “porque o Senhor quer fazer festa conosco, uma festa que nunca termine”. E finalizou pedindo a intercessão de Nossa Senhora no banquete de nossas vidas e na busca pelo encontro com Deus.
“Vamos rezar à Virgem Maria para que a mulher do vinho novo interceda por nós e nesse Ano Jubilar nos ajude a redescobrir a alegria do encontro com Jesus”.
Após a oração do Angelus, Papa Francisco também recordou do cessar-fogo no Oriente Médio, agradecendo e rezando por este passo tão importante para tantas vidas e para a humanidade.
“Foi anunciado que hoje entrará em vigor o cessar-fogo em Gaza. Expresso gratidão a todos os mediadores, é um grande trabalho para que se faça a paz. Muito obrigado aos mediadores e também agradeço a todas as partes envolvidas nesse importante resultado. Faço votos de que aquilo que foi acordado seja respeitado imediatamente pelas partes e que todos os reféns possam voltar finalmente à casa para abraçar seus entes queridos, rezo tanto por eles. Espero também que as ajudas humanitárias cheguem velozmente com grande qualidade à população de Gaza, que tem tanta urgência”.
Oração pelos solitários
Reze pelos solitários encontrarem consolo e esperança. Confira a oração retirada da publicação “Orações Aparecida”.
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
6 situações nunca antes vistas em um Jubileu
Diante de um mundo tecnológico e globalizado, o Ano Jubilar de 2025 ficará marcado pelas novidades
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.