Reprodução/Vatican Media
Santo Padre

Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano

Com o tema "Peregrinos da Esperança", este rito inicia o Jubileu de 2025

Escrito por Redação A12

24 DEZ 2024 - 17H01 (Atualizada em 24 DEZ 2024 - 19H14)

O dia de Natal marcou um novo momento da Igreja para os católicos. O Papa Francisco deu início ao Ano Santo ao abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 24 de dezembro de 2024, antes da Santa Missa na Véspera de Natal. Este gesto dá o início do Jubileu de 2025, que traz o tema “Peregrinos da Esperança”.

O Papa abriu a Porta Santa em silêncio, seguido pelo toque dos sinos da Basílica. Logo após o Santo Padre, os cardeais, bispos e representantes dos cinco continentes passaram pelo limiar, simbolizando a união da humanidade no desejo de renovação e paz, refletindo a mensagem feita pelo Pontífice antes do rito:

"Ancorados em Cristo, a rocha de nossa Salvação, iluminados por Sua Palavra e revigorados por Sua Graça, cruzamos o limiar desse templo sagrado e entramos no tempo da misericordia e do perdão para que cada homem e mulher seja revelado no caminho da esperança que não decepciona".


Na homilia da Missa da Véspera de Natal, o Papa destacou:

“Nesta noite, a porta da esperança foi escancarada para o mundo. Deus fala a cada um: 'Há esperança também para ti'.”

O Santo Padre reforçou que “ao cruzar esta Porta Santa, somos convidados a deixar para trás tudo o que nos distancia da bondade de Deus e a redescobrir a força transformadora da esperança.”

Francisco relembrou que a esperança cristã exige compromisso e ação: “Ela pede que nos tornemos peregrinos em busca da verdade e portadores de luz nas trevas do mundo.”

O Papa destacou o nascimento de Jesus como a manifestação da bondade divina:

“Deus fez-se um de nós para nos reerguer e reconduzir ao abraço do Pai. A esperança está viva e transforma a nossa vida para sempre.”

Ele também chamou os fiéis a serem agentes de transformação: A esperança cristã exige coragem para mudar o que não está bem. Ela é incompatível com a indiferença e a comodidade.”

Francisco fez um apelo aos fiéis: “Este Jubileu é um convite a cada um de nós a sermos testemunhas de uma esperança que renova, que impulsiona e que constrói. Não tenhamos medo de ser sinal de esperança para os outros.”

Cronograma de abertura das Portas Santas

Além da Porta Santa da Basílica de São Pedro, outras quatro Portas Santas serão abertas:

- 26 de dezembro: Porta Santa na Penitenciária de Rebibbia, em Roma.

- 29 de dezembro: Basílica de São João de Latrão.

- 1º de janeiro: Basílica de Santa Maria Maior.

- 5 de janeiro: Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

Essas Portas Santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, enquanto o Jubileu será encerrado em 6 de janeiro de 2026 com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Presença brasileira na celebração

Neste momento histórico para a Igreja, o brasileiro Fagner Lima, colaborador do Santuário Nacional de Aparecida, participou da celebração lendo uma intenção dos fiéis em português, pedindo por aqueles que sofrem.

Reprodução/Vatican Media
Reprodução/Vatican Media


Confira fotos exclusivas do Fagner nessa celebração especial:

Como o Papa concluiu em sua homilia: “Que este seja o tempo de levar a esperança onde ela se perdeu. Com Cristo, a esperança nunca desilude!"

:: O Jubileu começou! Acompanhe conteúdos sobre o ano jubilar clicando aqui!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...