Santo Padre

Papa Francisco: A Irmã Água é fonte de vida e saúde!

Padre Rosivaldo Antônio Motta, C.Ss.R. (Arquivo pessoal)

Escrito por Padre Rosivaldo Antônio Motta, C.Ss.R.

22 MAR 2021 - 08H30 (Atualizada em 14 ABR 2021 - 09H16)

Thiago Leon

Ao definir o nome “Francisco”, quando da sua escolha ao pontificado, o Papa sinalizava a admiração por São Francisco de Assis, sobretudo no amor aos pobres e à natureza. E tem sido fiel nesses segmentos.

Ao celebrar o Dia Mundial da Água, em 21 de março, Francisco, assim como o “de Assis”, trata a água com familiaridade, ao chama-la de “irmã”, dando a importância que deve ser dada a esse elemento da natureza.

A importância da “irmã água” na Laudato Si

Na Laudato Si, documento destaque de Francisco, quando nos referimos à vida em todas as dimensões, fazendo a leitura do nosso planeta Terra como uma “casa comum”, onde todos são responsáveis, ele fala da importância da “irmã água”:

"Ela é indispensável para a vida humana e para a manutenção dos ecossistemas terrestres e aquáticos. A escassez de água potável é uma ameaça crescente em todo o planeta".

Leia MaisSete atitudes para evitar o desperdício de água"A defesa da água, é a defesa da vida", diz Papa FranciscoEssa preocupação da falta de água como ameaça ao planeta, manifestada em 2015, quando do lançamento da Laudato Si, foi trazida novamente no dia 21 de março passado, em seu pronunciamento para o Dia Mundial da Água.

No Dia Mundial da Água, manifesta preocupação e faz um alerta

O Papa convoca os cristãos a “refletir sobre o valor deste maravilhoso e insubstituível dom de Deus”, manifesta preocupação com a qualidade da água consumida e diz que "muitos irmãos e irmãs, têm acesso a pouca água e, muitas vezes, poluída!” E alerta quanto à necessidade de “garantir a água potável e serviços higiênicos para todos".

Numa tonalidade de denúncia, o Papa afirma que a “irmã água não é uma mercadoria, mas um símbolo universal e uma fonte de vida e saúde".

Fernanda Prado
Fernanda Prado
Especial Amazônia do Fortes na Fé


A água na Amazônia, o lucro fácil e as relações econômicas

Falando da água na Amazônia, lembramos que, em seu potencial aquífero, ela possui cerca de 20% da água doce não congelada do mundo. Escrevendo a carta “Querida Amazônia” para o Sínodo da Amazônia, acontecido em 2019, o Papa Francisco afirma:

"Quando algumas empresas, sedentas de lucro fácil, se apropriam dos terrenos, chegando a privatizar até a água potável, ou quando as autoridades deixam caminho livre a madeireiros, a projetos minerários ou petrolíferos e outras atividades que devastam as florestas e contaminam o ambiente, transformam-se indevidamente as relações econômicas e tornam-se um instrumento que mata" (QA, 14).

O Papa Francisco finalizou o Dia Mundial da Água fazendo um agradecimento: "Eu agradeço e encorajo aqueles que, com diferentes competências e responsabilidades profissionais, trabalham para esta finalidade tão importante".

Escrito por:
Padre Rosivaldo Antônio Motta, C.Ss.R. (Arquivo pessoal)
Padre Rosivaldo Antônio Motta, C.Ss.R.

Missionário redentorista com bacharelado em Teologia (UCSal), pós-graduado em Comunicação e Cultura Brasileira (SEPAC-PUC/SP) e mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...