No Angelus na Praça São Pedro, o Papa Francisco dirigiu-se aos fiéis neste domingo (10) para tratar de um tema central no Evangelho: a tentação da hipocrisia. Inspirando-se em uma passagem do Evangelho segundo São Marcos (Mc 12,38-44), o Pontífice trouxe à tona a importância de servir com humildade e simplicidade, afastando-se de atitudes que busquem reconhecimento ou privilégios.
O Santo Padre foi incisivo ao destacar a crítica de Jesus à hipocrisia dos escribas. "Alguns, fortes pelo prestígio e poder de que gozavam, olhavam os outros ‘de cima para baixo’, faziam pose, e escondendo-se por detrás de uma fachada de falsa respeitabilidade e legalismo, arrogavam-se privilégios”, afirmou. Segundo Francisco, essas figuras se aproveitavam de sua posição para oprimir, em vez de servir, transformando o próprio ato de rezar em uma exibição de piedade e respeitabilidade.
O Papa também chamou atenção para os efeitos negativos que essa hipocrisia causa na sociedade e na vida religiosa:
"Comportavam-se como pessoas corruptas, alimentando um sistema social e religioso em que era normal tirar vantagem às custas dos outros, especialmente dos mais indefesos, cometendo injustiças e garantindo a impunidade."
Sugerindo uma autocrítica a todos, o Pontífice fez um convite para que todos reflitam sobre como exercem suas próprias responsabilidades. Ele exortou: "Ajo com humildade ou tiro vantagens da minha posição? Sou generoso e respeitoso com as pessoas ou as trato de forma rude e autoritária?"
Para o Papa, é fundamental que a autoridade seja usada como um meio de elevação e esperança. Inspirado no exemplo de Jesus, Francisco lembrou que o poder deve ser sinônimo de “abnegação e de serviço humilde”, promovendo uma relação de ternura e proximidade com as pessoas, especialmente as mais necessitadas.
Por fim, encerrou com um pedido especial à Nossa Senhora: “Que a Virgem Maria nos ajude a combater a tentação da hipocrisia dentro de nós mesmos, a fazer o bem sem aparecer e com simplicidade.”
:: “Levem o Senhor ao povo”, disse o Papa aos seminaristas
Fonte: Vatican News
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Somos “servos inúteis”?
A expressão "servos inúteis" significa reconhecer, acima de tudo, que somos dependentes de Deus e de seu agir. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.