Santo Padre

Papa Francisco escolhe novo núncio para Lituânia, Estônia e Letônia

Arcebispo Georg Gänswein foi o escolhido após concluir a sua função como prefeito da Casa Pontifícia

Escrito por Redação A12

24 JUN 2024 - 16H37 (Atualizada em 25 JUN 2024 - 16H00)

Vatican Media

O Papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (24) o arcebispo alemão Georg Gänswein como o novo núncio apostólico para a Lituânia, Estônia e Letônia

Georg Gänswein substitui o arcebispo Petar Rajič, que atuava como núncio nos países bálticos até o ano passado. Em 11 de março, Rajič foi nomeado pelo Papa Francisco como embaixador da Santa Sé para a Itália e San Marino, deixando a sé vacante até a nomeação de Gänswein.

Gänswein foi secretário particular de Bento XVI desde 2003 até à sua morte, agora representará o Vaticano nos países bálticos. Em fevereiro de 2023, após a morte de Bento XVI, concluiu suas funções como prefeito da Casa Pontifícia. Durante este período, ele continuou a residir no Mosteiro Mater Ecclesiae, a residência de Ratzinger desde a sua renúncia, até retornar a Friburgo em junho por decisão do Papa Francisco.

Esta nova função de Georg Gänswein reforça a continuidade do trabalho diplomático da Santa Sé na Lituânia, Estônia e Letônia, seguindo a tradição de nomear representantes experientes e próximos aos últimos pontífices.

:: O que é um Núncio Apostólico na Igreja Católica?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...