Numa tarde silenciosa e inesperada, o Papa Francisco deixou a Casa Santa Marta para visitar o túmulo de São Pio X, na Basílica de São Pedro. A presença do Pontífice pegou todos de surpresa e emocionou profundamente os fiéis que estavam no local.
Esta foi a segunda vez que o Papa faz uma aparição surpresa, a primeira tendo acontecido na missa de encerramento do Jubileu dos Enfermos e Mundo da Saúde.
A visita aconteceu por volta das 13h (horário local). De cadeira de rodas, envolto em uma manta e com cânulas de oxigênio, Francisco cruzou a Porta da Oração, passou pelo Altar da Cátedra e seguiu até a cripta onde repousa o corpo do santo Papa. Foi um momento breve, com menos de dez minutos de oração silenciosa, mas carregado de significado.
O pequeno grupo presente na Basílica foi surpreendido pela chegada do Pontífice. Em instantes, restauradoras, peregrinos e crianças se aproximaram. Muitos choraram ao ver o Papa tão próximo e com sinais de sua convalescência. Uma mulher, entre lágrimas, recebeu a bênção de Francisco.
“Minha visão ficou turva, não consegui nem tirar uma foto”, relatou o cônego Valerio Di Palma, que também testemunhou a cena. “Todos correram ao saber que o Papa tinha vindo de surpresa”, contou ele.
Até os seguranças se emocionaram. O olhar de Francisco, mesmo sem palavras, tocava quem o encontrava. “Um olhar penetrante e atento. Ele apenas sorria e abençoava. Foi inesquecível.”
A ligação de Francisco com São Pio X é antiga e profunda. Em prefácio ao livro "Homenagem a Pio X. Retratos contemporâneos" lançado no ano passado, o Papa revelou:
“Eu gosto muito de Pio X e sempre gostei. Quando estava em Buenos Aires, no dia da sua festa, costumava reunir os catequistas da arquidiocese. Ele era o Papa da catequese.”
Francisco destacou o zelo do santo pela formação na fé e seu amor pelos mais simples:
“Pio X foi um Papa manso e forte, humilde e claro. Chorou pela guerra. Como me sinto próximo a ele neste momento trágico do mundo atual.”
O Papa também recordou que foi graças a Pio X que surgiu o Instituto Bíblico em Roma, um marco para o aprofundamento teológico da Igreja.
Pio X viveu com o coração voltado aos pobres e aos pequenos. Sua figura segue sendo uma fonte de inspiração.
Francisco ressaltou que ele “não está confinado ao passado, mas pertence à Igreja de hoje”.
Na visita silenciosa e espontânea de Francisco ao seu túmulo, essa verdade se fez visível: a santidade continua viva onde há fé, simplicidade e entrega.
Fonte: Vatican News
CNBB reforça legado de humildade e fé do Papa Francisco
Coletiva de imprensa traz posicionamento da Igreja do Brasil diante da perda do Santo Padre
Bispos de todo o mundo agradecem pelo serviço do Santo Padre à Igreja
Confira as notas de luto e gratidão dos bispos de vários países pela alma do Santo Padre.
Líderes mundiais se despedem do Papa Francisco
Presidente Lula, Javier Milei e Donald Trump prestaram homenagens ao Pontífice
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.